Cubagem das toras de Mogno

Ao se plantar uma árvore como o Mogno, Cedro Australiano ou qualquer outra que seja, tentamos sempre pensar no ponto de vista da preservação e, claro, no ponto de vista lucrativo. Plantamos essas espécies pois sabemos que é necessário a caminhada para a legalidade.

Para se falar de ajuda na preservação, realizamos o plantio e reflorestamos, dando a opção àqueles que querem comprar Mogno Brasileiro realizar a negociação de forma legal. Mas para calcular o lucro que podemos ser ter com uma área de reflorestamento, é necessário o cálculo de cubagem.

Meu artigo dessa semana se refere então a uma explicação um pouco mais minuciosa que encontrei nas minhas andanças pela Internet, a busca de bons materiais sobre o assunto. É um conjunto de slides do IBAMA, escrito por GERSON HENRIQUE STERNADT.

Baixe o arquivo em PDF: CUBAGEM DE TORAS DE MOGNO – COMPARAÇÃO DO PROCESSO DO IBAMA E O ADOTADO POR MADEIREIRAS

Caso prefira um arquivo com índice e podendo ser impresso, baixe o arquivo em DOC: PROCESSOS DE CUBAGEM DE TORAS DE MOGNO (impressao)

Para quem não sabe, o Brasil é um 3 países liberados para comercialização do Mogno! (IBAMA).

Abraço a todos e tenham uma ótima semana.

8 thoughts on “Cubagem das toras de Mogno

  1. boa noite, gostaria de saber se para começar um plantio , mesmo que com poucas unidades é preciso autorização do ibama , ou posso plantar e daqui 20 anos fazer a extração sem problema algum .

  2. Amigo eu lantei 3 ectares, 1 com teca, 1 com mogno, 1 com paricá. morreram mais ou menos 20 porcento das mudas, eu queria saber se para passa o projeto para mim ganhar creditos pois tenho 200 metros cubicos de madeira, eu preciso repôr essas mudas e quantos creditos “metros cubicos” eu ganho com esses 3 ectares plantados??

    Você pode me ajudar com essa duvida ??

  3. Boa tarde,

    Eu gostaria de obter duas informações:

    1- Ao se consorciar o Mogno brasileiro, plantado no espaçãmento 4 X 4, com o cedro australiano; quantas mudas de cedro australiano (que espaçamento?) posso utilizar?

    2- Qual o custo aproximado (custo real) para se implantar irrigação por gotejamento ou microaspersão em 01 ha, no espaçamento 4 X 4 ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *