Comentários e observações do nosso plantio de Mogno Brasileiro

Fui a fazenda novamente nesse final de semana passada. Inclusive, estou devendo as fotos mais detalhadas do viveiro e do mogno brasileiro nascendo mas como esqueci a máquina em Belo Horizonte e tirei fotos do celular da minha namorada, assim que as conseguir (e não estão lá essas coisas) eu posto aqui. Ainda haverá boas fotos da atual situação no viveiro, prometo.

Diante das evoluções que tivemos, desde o plantio correto ao nascimento das primeiras sementes, alguns pontos importantes podem ser citados.

Creio que o primeiro ponto está relacionado a constituição dos componentes para formar o substrato. É necessário conhecer bem das quantidade de NPK (nitrogêncio, fósforo e potássio) a serem adicionadas a terra e esterco para suprir corretamente o que o Mogno Brasileiro necessita na germinação e desenvolvimento das sementes. Quando se compra um adubo de NPK 20-10-20, por exemplo, os números estão relacionados a proporção que cada componente químico terá no composto. Basicamente, cada componente químico atua numa parte da árvore e no seu desenvolvimento (melhoria das raízes, caule, copa, etc). A terra em si precisa ser boa qualidade, retirada de uma profundidade um pouco maior, livre de sementes de “mato” que ficam mais próximas a superfície do solo. Se tiver dúvidas, faça uma análise de solo. O esterco também precisa ser de ótima qualidade, não é só pensar nos adubos.

Segundo ponto importante é a inserção das sementes no substrato dos saquinhos, efetivando o plantio. Gabriel conversou com uma aluna de doutorado de Lavras-MG, que estuda árvores nativas. Ela disse que as sementes de Mogno precisam ser plantadas SEM A CASCA que as envolvem e que geralmente as acompanham quando compramos no quilo, por exemplo. Essa casca tem o papel natural de proteção e auxílio na disseminação da semente. Além disso, ela atua como uma espécie de “esponja” pois retem a água quando encharcada, mantendo a umida na semente em período de breve falta de chuva, por exemplo. Mas, por certo, essa casca age como uma barreira física na germinação. Para “facilitar a vida da semente” e agilizar a germinação do mogno brasileiro, é interessante sim retirar a casca.




Terceiro ponto importante envolve sol e água. O sol precisa ser incidente ao máximo possível na planta, sem dó. Inicialmente nas mudas e dentro do viveiro, o sombrite de 30% atua como redutor da intensidade dos raios solares. Se o sol é fundalmental, óbvio, água também. Mas cuidado. Nada de excessos pois umidade demasiada também pode vir a acarretar problemas na semente. A sugestão é 2 vezes ao dia: manhã e final do dia, sem exageros na quantidade. Mantenha as mudas longe do solo (caso seja chão de terra no viveiro). Cascalhar o terreno e/ou colocá-las em bancadas é uma saída para evitar o contato direto com o chão do viveiro. Como sugestão a esse ponto, sugiro a leitura breve e muito interessante sobre COMPORTAMENTO ECOFISIOLÓGICO DO MOGNO de autoria de VANDERSON TELLES FERNANDES (Acadêmico de Engenharia Florestal, DS – IF – UFRRJ) orientado por RICARDO DA SILVA PEREIRA (Mestre, Profº Adjunto, DS – IF – UFRRJ).

Sugiro no quarto ponto importante, como uma análise pessoal, o carinho. Carinho mesmo…olhos de dono, para ver o que está havendo, se todas as sementes foram plantadas do jeito que você aprendeu e leu a respeito. Quem quer bem feito acompanha do início ao fim para não amargar prejuízos com resultados indesejados. Na pior das hipóteses, se você acompanhou e orientou errado, você mesmo será o responsável e mais importante: evoluirá com o erro, não fazendo de novo. Então, acompanhe tudo desde o início.

Fica aí para essa semana algumas dicas que notamos sobre nosso plantio até então.

Não deixem de comentar e nos passar suas experiências também… O blog é público e a interação mútua é que deixa a coisa bacana. Nos corrijam no que estivermos errado. Será um prazer aprender ainda mais.

Abraço a todos e até a próxima semana.

38 thoughts on “Comentários e observações do nosso plantio de Mogno Brasileiro

  1. boa noite!
    Achei interessante o projeto de vcs.V ou passar a acompanhar o blog pois tb tenho interesse pelo mogno. Atualmente trabalho com carvoaria e sei que meu ramo vai acabar em breve. Tenho que prevenir o meu futuro. peço se possivel algumas referencias sobre sites interessantes para quem está querendo começar agora.

    parabens pra vcs
    Emerson

  2. Obrigado, Emerson.

    Você está em qual região do país? Estará fazendo, por certo, uma ótima troca, por mais que hoje o carvão possa inclusive ser o seu principal sustento.

    A sessão de links no menu do Blog informa sobre alguns lugares interessantes para você obter informações.

    Sempre que souber de alguma coisa nova ou quiser se manifestar com alguma experiência que adquirir, não deixe de postar aqui!

    Abraço e obrigado pela visita!

  3. Comprei sementes na sementes caiçara 1 kg, plantei em 1500 saquinhos, de 1~2 sementes por saquinho

    Junto às sementes acompanhou 1 texto de manejo das mudas

    dizia que em baixo de arvores podiam ser plantadas tambem
    Plantei os 1500 saquinhos abaixo de arvores, mas tem incidencia do sol, porem, não pelo dia todo, creio q não chegue a 50% de sol, rego 2 vezes ao dia

    Teria algum problema na germinação das sementes?

    outra duvida: Plantei com a casca tbm, dizia q atrazaria + a germinação. Poderia prejudicar a germinação, demorar + ou nao nascer?

  4. Olá, Alexandre.

    Fiz um pouco parecido com você mas montei um viveiro mesmo, com sombrite e tudo. Regávamos 3 vezes ao dia e plantamos tudo direto no saquinho. Tivemos uma péssima germinação.

    É necessário fazer sementeira para que o mógno brasileiro nasça ou então plantar em tubetes com substrato adequado.

    Além disso, é fundamental também misturar ao substrato um pouco de fungicida (captan – Acesse: http://www.hokko.com.br/globalsite/Default.aspx?tabid=86&produtoid=59).

    A semente do mogno brasileiro é extremamente frágil e precisa mesmo de cuidados especiais. O excesso de irrigação pode apodrecê-la também. 2 vezes ao dia está ok, como está fazendo.

    Percebe que nesse manual aí sugere a criação da sementeira!

    Quanto as cascas, por certo quebrar a dormência no período indicado e em seguida tirar a casca agiliza a germinação. Se em 20 a 30 dias as sementes não tiverem nascendo, existe uma boa chance delas terem apodrecido…

    Abraço!

  5. ola
    Achei seu texto super compreensivo parabens, tem uma area e gostaria de sua opiniao de com fazer o plantio e onde comprar as mudas de mogno, queria plantar umas 1000 mudas e presizo de mais informacoes ate

  6. Prezados,
    Em nosso viveiro de Jaboticatubas/MG, iniciamos em setembro/2008, a produção de mudas de Mogno Brasileiro. A germinação teve inicio após 22 dias do plantio. As plantas tem se mostrado sadias, com rápido crescimento. Algumas estão já com tamanho em torno de 20cm.
    Abraços e sucesso a todos

  7. Caros mognatas!!!!
    Estou iniciando um pequeno viveiro numa área rural de Brasília (1ha), onde moro, com a intensão de produzir aprox. 1000 mudas e selecionar cerca de 300 destas para plantar ano q vue vem na minha propriedade, não só para reflorestar a área degradada q herdei, mas tb c/ a finalidade de corte em 20 anos.
    Descobri o site de vcs esta semana e todo dia dou uma visitada. Pois não paro de pensar nesta árvore.
    Por sinal, parabéns pela iniciativa…Gostaria de ressaltar que já aprendi muito neste site..Porém ainda tenho algumas dúvidas:
    -Tem alguma documentação necessária junto ao IBAMA ou outro órgão, q devo fazer p/ não ter dor de cabeça na hora cortar as árvores???
    -Quais as melhores técnicas para o combate à Hipsypyla???
    -Possuo cerca de 2000 sementes q eu coletei neste mês, de belos exemplares desta árvore. Coloquei algumas na minha horta e nasceram muito bem (taxa de germinação de aprox.65%). Será que tem necessidade de comprar sementes da Amazônia??? devido à genética, tratamento com fungicidas, etc. Caso haja necessidade, me indiquem um site seguro q venda estas com o tratamento necessário.
    Grande abraço e muito sucesso a todos.

  8. Olá, Flávio.

    Bom, vamos lá:

    – é necessário relatar, aqui no caso de MG no IEF (mas no IBAMA também tem essas informações), que existe área de mata reflorestada particular no seu terreno e que tem fins lucrativos. De modo geral é marcada uma visita de especilistas no local que asseguram o fato e passam a constar em seu nome esse tipo de reserva particular com fins lucrativos.

    – Com relação a melhor técnica para combate a broca, existe posts relatados aí no site sobre esse assunto. Clique para ver: http://www.mognobrasileiro.com.br/?p=11

    – Sua taxa de germinação não está ruim, parabéns. Não há necessidade alguma de comprar sementes direto da amazônia, em princípio. É necessário obviamente tomar as medidas de acompanhamento das mudas com as proporções corretas de NPK e fungicidas para evitar degradação das mesmas. Na hora do plantio, um novo cuidado é necessário. Confira os relatods em nossos posts de outros artigos.

    Eu comprei sementes da Sementes Caiçara (não ganho nada fazendo propaganda, fique tranquilo).
    : )

    http://www.sementescaicara.com.br ou converse com Wilian no email: sementescaicara@hotmail.com

    Abraço e continue conosco!

  9. Olá

    Ja havia feito um post aqui, pois não estavam germinando as plantas de mogno, agora não tenho + esse problema, germinaram com 1 mes, uma taxa de germinação muito boa, creio que em torno de 70%, e ainda continuam nascendo, as maiores plantas chegam a 15~18 cm, mas estou com um problema:

    – nasceram as primeiras folhas, e começaram a nascer as folhas maiores, mas estas estão “curvando” e desenvolvem pouco, o que poderia ser isso?

    – tambem observei pequenos furinhos na folha, o que poderia ser isso?

    obs: as plantas estão com 12 dias.

    Atenciosamente, obrigado.

  10. É…

    estou com algumas mudas com as folhas assim também e inclusive algumas folhas com uma espécie de ferrugem. Mas isso em pouquíssimas mudas e inclusive elas continuam crescendo sem maiores problemas, em princípio.

    Eu não sei o que seria, alguém poderia definir melhor isso pra gente?

    Abraços!

  11. Olá,
    Estou com planos de plantar mudas de mogno, no estado do Goias.Comprei algumas dezenas de mudas da embrapa, só que elas estão com 45 dias.Qual é o tempo certo de planta-las na terra?

  12. Olá, Iuri.

    Quando alcançarem em torno de trinta a quarenta centímetros é uma boa hora de plantá-las.

    É fundamental pensar na forma de irrigação das mesmas, além da manutenção durante o período de 2 a anos.

    No momento do plantio é recomendado também a adição de NPK.

    Abraço e continue conosco!

  13. Gostaria de iniciar plantação de mogno e preciso de informaçõs como plantio, preparação de solo, compra de mudas,tecnologia de irrigação, fornecedores…caso possam me ajudar, por favor, enviem um e-mail para : bythiaw@hotmail.com ou me liguem no 81 9244 7454. Grata, Bythia Mabel

  14. Amei o blog! Parabéns! Quero iniciar a tentativa de plantação no nordeste e estou disposta a preparar o solo e a área porque sei da diferença climática entre o nordeste(PE) e Minas Gerais, o que acham ? Nunca plantei nada, mas estou empolgada com o projeto. Porém, quero tudo muito bem planejado para não ter prejuízos nem problemas com o Ibama. Abraços, Bythia.

  15. oi sou Leonardo sou do Norte de Minas Gerais gostari que você me desse algumas informações sobre o mogno ( onde adquerir mudas ou sementes, tipo de solo adequado, tratos culturais, onde comercializar,)meu mail e este leoabre008@yahoo.com.br agradeço antecipadamente obrigado.

  16. )Parabens Pessoal! acompanho voces quase do inicio do blog! Estou iniciando tambem uma plantação de cedro consorciado com mogno em Itaúna proximo a BH.Inicialmente plantei mudas compradas e agora vou iniciar a produçao de mudas para uma segunda etapa da plantação! Valeu pela ajuda com o mogno ( pois tambem estava apanhando com as sementes e aprendi com voces !)

  17. Olá Srs.

    Tenho um terreno de 20ha na região de Tarumirim,gostaria de analizar a viabilidade de plantio do mogno brasileiro em minha área.
    tenho muitas duvidas e gostaria de ser merecedor da ajuda de vcs;
    1- Que tipo de registro e em que orgão.
    2- Qual a taxa de ocupação posso ter com o plantio,quero utilizar o máximo.
    3- Quanto posso plantar por ha.
    4-Qual o custo estimado nas diferentes fases.
    5-Onde comprar mudas ou sementes.
    6- Qual a preparação de solo adequada.

    Desde já agradeço

    Fernando Silva

  18. Gostaria de iniciar a plantação de mogno, preciso de maiores informações. Moro em MG, estou no ramo do cafe e pretendo associar uma nova forma de renda. Qual seria o primeiro passo? Onde comprar, quem procurar e todos os detalhes. Obrigada

  19. estou no sul de minas , zona mais fria mas com muita agua e um rio que passa na minha parte baixa da fazenda.
    O mogno germina bem em regiões mais frias?
    alguem pode me ajudar?

  20. Oi sou o Luiz, sou da região metropolitana de Belo Horzonte/MG gostaria que você me desse algumas informações sobre o mogno ( onde adquerir mudas ou sementes, tipo de solo adequado, tratos culturais, irrigação, possíveis custos e onde comercializar,)meu mail e o recadoproedu@yahoo.com.br agradeço antecipadamente obrigado.

  21. Bom dia
    estou iniciando neste assunto de mogno, estou a procura de um lugar para eu poder ir e ver uma plantação, estou na Bahia el Luis Eduardo Magalhães,
    se alguém tiver um lugar para eu poder conhecer favor fazer contato no email cheremfilho@hotmail.com

    Grato
    Carlos

  22. ola boa noite ! tenho um plantio com 1000 pés de mogno com 1ano e 6 meses com mais de 2 metros de altura mas nao to conseguindo combater a broca . poderia me enformar que posso usar para combater estas malditas lagartas

  23. Gostaria de saber com quentos anos o mogno começa a dar sementes pois tenho um pe com mais ou menos 5 anos e talves valha a pena esperar por ele pois as sementes então muito caras no mercado. E como eu entendi o percentual de germinação e bem baixa. Tem alguma cartilha sobre o plantio de mogno no mercado? Obrigada.
    Patricia.

  24. Olá pessoal, sou formando em engenharia florestal, o mogno atraiu minha intensão a muito tempo por ver a possibilidade de plantá-lo e enriquecer, inclusive plantei, principalmente a extraordináriao adaptação no norte de minas, mas então na fase de conclusão do meu curso entendi que a qualidade da madeira de um mogno que cresce lentamente na floresta não é a mesma que do plantado, não se iludam como eu pois a densidade da madeira não fica a mesma, um mogno de vinte anos não terá madeira de valor como os da floresta, mas se for plantar cuidem bem do solo, não é só plantar em qualquer lugar não, matéria orgânica e diversidade biologica é fundamental para a saúde da planta e o controle biológico da lagarta.

  25. Ola pessoal,
    tenho 15 hectares no sul de minas (seritinga mg) para utilizar,estou interessado em plantar mogno brasileiro,mais não sei nada a respeito como posso começar?
    como: registro no ibama,pesquisa de solo,mudas enfim tudo para uma plantação com tecnicas adequadas para um plantio perfeito.
    Obs sou totalmente leigo no assunto agradeço a ajuda ou a quem assim me aujudar.
    Abraço
    Jose Landim

  26. ola, gostaria de receber mais informacões sobre o plantio, mudas, comercialização e a forma de iniciar o plantio de mogno. sou de mato grosso do sul e aqui não há muita referencia de plantio de tipo de cultura. Quem puder, favor mande as informações sobre o assunto.
    Obrigado.
    Antonio Marcos Braga>

  27. Para quem acredita tudo bem,mas acho que esse negocio de mogno ser um bilhete de loteria,eu nao acredito.
    Na verdade acho essa historia igual uma tal de PIRAMEDE FINANCEIRA,todo mundo fica sego querendo ganhar dinheiro facil e rapido.
    Depois acaba perdendo tudo que tem.
    ACORDA PESSOAL.

  28. O mogno e o furturo na conservacao da amazonia brasileira. O plantio destas arvores darao um grande resultado a produtores e uma grande facilidade ao consumidor final.

  29. com todo respeito a moça que faz doutorado mas acho que e nescessario tirar a casca depende da regiao mais aqui em rondonia ,na bacia amazonica nao e nescessario porque e muito quente e umido ,mas todo o conhecimento e valido

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *