Boas imagens de sementes de mogno brasileiro

Para quem não conhece as sementes do mogno brasileiro de pertinho, tirei umas fotos com uma boa qualidade para que possamos analisar e lembrar quando necessário.

Mogno separado e já retirado parte semente para melhorar o plantio

Obtenção de sementes: Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida levá-los ao sol para completar a abertura e liberação das sementes; é conveniente remover a asa para facilitar a cobertura. Um kg de semente com as asas contém cerca de 2.300 unidades. A viabilidade é muito curta à temperatura e umidades ambientes, entretanto pode ultrapassar um ano em câmara seca (30% de U.R.) à 12º centígrados. (fonte: Sementes Caiçara)

Mudas das sementes (essa com 5 meses)

[lomadeewpro category=’93’ keywords=’canon, sony’]

40 thoughts on “Boas imagens de sementes de mogno brasileiro

  1. Pingback: Evolução no projeto: germinação da teca, cedro australiano e guanandi : Mogno Brasileiro

  2. Achei muito legas esse blog…eu tenho um reflorestamento de mogno aqui no interior do estado de são paulo…minhas árvores já estão com 9 anos de idade e está aproximadamente com 12 metros de altura.

  3. Boa noite, estou interessado em plantar mogno.
    Como começo? vc pode me ajudar?
    Quero plantar muitas mudas, e estou pensando em plantar eucalipto tambem.O que acha? é uma boa ideia.
    Sou de Goias

    Otimo blog, parabéns !!!

    Abraços !!

  4. Olá, Ângelo.

    Dê uma olhada nos meus primeiros posts aqui no Blog e vá seguindos as evoluções. Leia tudo que escrevi. Acho que poderá te dar um norte a respeito.

    Eucalipto é uma ótima opção para resultados a médio prazo. É uma boa idéia sim!

    Com relação a sementes, clica no banner acima da sementes caiçara e veja as opções de sementes que eles tem. Eles enviam por sedex para todo Brasil. Eu comprei deles.

    Qualquer outra dúvida, nos informe e tentamos te ajudar, ok?

    Abração e continue conosco!

  5. Olá, Gabriel.

    Dê uma olhada nos nossos primeiros artigos. Nesse blog está sendo contado como estamos preparando nosso primeiro plantio dessa espécie. Estamos quase na etapa de plantio já. Em breve isso irá acontecer.

    Com relação a essa parte legal, procure as entidades competentes da sua região (IEF, IBAMA, EMBRAPA) para te auxiliar nisso. Sempre recomendo também procurar um engenheiro florestal de confiança para auxiliar também.

    Qualquer outra dúvida que pudermos ajudar tentaremos responder.

    Abraço e continue conosco.

  6. Gostaria de comprar sementes de mógno brasileiro, como faço para adquirilas? tenho uma propriedade e gostaria de saber quais os primeiros passos que farei para saber se meu terreno tem as condições de fertilidade necessárias para o bom desenvolvimento do mógno brasileiro?

  7. Olá, Osório.

    Eu tenho comprado e indicado as sementes da Sementes Caiçara (www.sementescaicara.com.br). Entre em contato com Wilian lá, é gente boa!

    Procure um engenheiro agrônomo de confiança para que ele possa te orientar ou procure a Embrapa. É necessário levar uma amostragem correta para avaliação do seu solo. A partir dessa análise, é possível saber o que você precisa comprar (adubos e corretivos) para que seu solo fique adequado para o plantio.

    Obrigado pela visita e continue acessando nosso Blog! No que pudermos ajudar, estamos aí.

    Abraço!

  8. Prezado Guilherme,
    pretendo iniciar minha plantação de mogno e estou atendo às suas orientações e gostaria de parabeniza-los por essas preciosas dicas , porém estou em dúvida com relação a oque fazer com as mudas depois de geminadas na sementeira. Transplanto-as em sacos plásticos afim de elas desenvolverem até o momento definitivo de leva-las para o campo ou aguardo-as na sementeira?

  9. Olá, Ricardo.

    Obrigado, espero que estejam sendo úteis mesmo.

    Passe-as para um saco plástico. Elas ainda precisarão se desenvolver mais para poder ir a campo, entende?

    Por volta de 30 cm de tamanho, comece a colocá-las em período um pouco maior ao sol direto (nao todo o dia!) e as molhe com a mesma frequência, não deixando nunca que fiquem enxarcadas!!!

    Após 1 mês, deixe-as em sol direto, e continue molhando. Com esses 30 cm ou mais, já é hora passar pro campo.

    Adubações foliares são bem vindas, pois tornam as plantas mais sadias no viveiro.

    Espero ter sido claro.

    Abraço e continue e conosco!

  10. estou fazendo uma plantação de mogno e gostaria de informações desde a compra da semente ate colheita inclusive pragas e agrotoxicos. agradeço desde ja.

  11. Bo tarde.

    Guilherme estou interessado ejm plantar mogno em sacramento-mg uma altitude de 900m, oq ue voce me diz do palntio nessa altitude?

    Grato

  12. Prezado, boa noite!
    Estou interessado no plantio o Mogno Brasileiro.
    Gostaria se existe alguma necessidade de registro das sementes/árvores no IBAMA ou lagum outro órgão para exploração futura da madeira (corte da árvore e venda da madeira).

    No aguardo.

    Atenciosamente,
    Evandro Assoni

  13. Olá, Fabricio.

    Companheiro, em princípio não vejo problemas. Creio que uma análise do solo, se está em área morrada demais e índices pluviométricos são mais importantes para a escolha de área no Brasil. Áreas alagadas e pedregulhadas demais também não são indicadas.

    Abraço e continue conosco!

  14. gilherma meu nome é rinaldo,eu tenho uma fazenda em vitória de santo antao zona da mata de pernambuco destinada a pecuária eu quero saber se posso plantar mogno na pastagem de braquiaria .qual seria a distancia entre as árvores e o gado pode entrar na pastagem com mogno com apartir de quantos meses.

  15. Bom dia. Minha pergunta é sobre a “broca”.
    Em média qual a porcentagem de dano, e até que fase de desenvolvimento ela é problema economico.
    Grato.

  16. Olá, rinaldo lucena.

    Estamos nesse dilema lá hoje no nosso hectare plantado. A braquiária lá tá grande e bonita. Vaca passa lá parte e até lambe os beiços.

    Mas tem planta com menos de 2 metros lá e elas comem mogno, segundo já li em alguns artigos. Então, é necessário que a planta já esteja grande o bastante e podada para que não atrapalhe o seu cresimento, para aí sim soltar gado.

    Veja nossos espaçamentos nos primeiros arquivos que escrevemos. Irá entender melhor.

    Boa pergunta!

    Abraço e sucesso!

  17. Olá, NEUSA RODELA.

    É necessário fazer a conta de acordo com o espaçamento.

    Olha só nosso caso: plantamos em 1 hectare (100m x 100m) em espaçamento de 4m x 4m. Sendo assim, teremos 25 linhas e 25 colunas (100 dividido por 4).

    25 x 25 = 625 mudas.

    Calcule agora baseado no seu espaçamento e terá seu número de mudas, teoricamente.

    Abraço!

  18. Olá, João Antônio Dall’Igna.

    Companheiro, irei escrever meu próximo artigo daqui alguns dias sobre isso. A broca nos pegou lá. Da quantidade de mogno brasileiro que plantamos, tivemos um índice de 15% de ataque, principalmente em plantas mais desenvolvidas.

    Tivemos que cortar a parte onde elas estavam para que não descessem mais.

    Fique atento nos próximos dias. Iremos mostrar o que houve.

    Ela é problema nos primeiros anos, se não me engano até terceiro, quarto ano.

    Abraço!

  19. oi pessoal.. o site e o blog são excelentes.. tirei muitas duvidas. temos em moeda/ MG uma plantação de mais ou menos 1,5 hec. fizemos o espaçamento de 2m X 2M plantado. isso pode prejudicar o crescimento das mudas??? e qual melhor prevenção para a broca??

    obrigada..

    RENATA GARANDY
    MOEDA/MG

  20. Bom dia,

    Prezados Senhores,

    Estou interessado no plantio do Mogno Brasileiro, todavia ainda não conheço a logistica para tal, gostaria de informações complementares como:
    – Onde compro;
    – Qual preço;
    – Época de plantio;
    – Qual melhor terreno;
    – Tempo de vida para corte.

    ATT.

    Antônio Aleixo

  21. boa noite
    faço biologia e
    tenho um pé de mogno com 3 meses, em uma estuda na universidade que estudo, tava olhando o manejo,… quais os fungicidas que usam para anular a abroca?
    e quanto tempo leva para a dar sementes?

    muito obrigado

    • Ana Maria. As sementes de mogno são recalcitrantes. É preciso plantar rapidamente após a colheita. Pelo que eu entendi você tem por perto sementes de mogno brasileiro. Por favor mande algumas para mim. Dário Nicácio, Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro, Rua Lourival Alfredo, 176, Poeria, 57160-000.

      • Estou interessado no plantar Sementes de Mogno Africano espécie Khaya ivorensis, todavia ainda não conheço a logistica para tal, gostaria de informações complementares como:
        – Onde compro;
        – Qual preço;
        – Época de plantio;
        – Local em Portugal

        atentamente
        Rui Proença

        -Mail
        ruimrdproenca@hotmail.com

  22. tenho interesse em arranjar sementes de mogno Africano espécie Khaya ivorensis
    ou mudas

    vivo em portugal logo se isso nao é obstáculo também
    obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *