Evolução no projeto: germinação da teca, cedro australiano e guanandi

É…a coisa tá caminhando!

Como disse no último artigo sobre o viveiro, plantamos Teca, Guanandi e Jequitibá Rosa em sementeiras. O Cedro Australiano está nos tubetes. Dêem só uma olhada como os Cedros Australianos já estão ficando:

Esse Cedro Australiano já está com mais de 2 meses de semeio. Estão com uns 2 a 3 cm de altura. O plantio não foi na mesma data para todos os tubetes, então não nasceu tudo ainda. Espero que continuem com essa ótima taxa de germinação.

Mas bacana está também as outras espécies, principalmente o Guanandi. As sementes nascem que é uma beleza, dêem só uma olhada. Tiramos apenas a casca mais dura e fizemos a sementeira com esterco e areira, regado 3 vezes ao dia:

Agora, o Jequitibá Rosa…….nem sinal de vida… Creio que sua germinação deva ser mais demorada mesmo (espero). Não tirei foto da Teca…esqueci.

Bom…com o andar da carroagem, iremos plantar Cedro Australiano, consorciado com Eucalipto e Mogno Brasileiro no final desse ano de 2008. Como nosso Mogno não deu em grande quantidade, o Cedro Australiano será preponderante no hectare que iremos plantar.

Novas evoluções coloco em um novo artigo. Não deixem de conferir as fotos que tirei, no outro artigo, mostrando as sementes de Mogno Brasileiro.

Abraço a todos e boa semana!

22 thoughts on “Evolução no projeto: germinação da teca, cedro australiano e guanandi

  1. Parabéns pela iniciativa da criação desse blog. Ele tem sido um instrumento para alertar sobre os deveres de cada um com a preservação do nosso ecosistema.

    Gostaria de aproveitar a oportunidade para solicitar informações de onde posso comprar esses tubetes utilizados. Estou em Contagem/MG.

    Um abraço e que seu projeto avance cada dia mais!

    Laércio Pedra

  2. Valeu pelo comentário, companheiro.

    Continue conosco e não deixe também de postar aquilo que aprendeu. O objetivo é todos nós aprendermos, juntos!

    Laércio, meu irmão trouxe esses tubetes de São Paulo (Judiaí), pelo fato dele trabalhar lá e os preços serem muito bons.

    Acesse o link para maiores detalhes de onde compramos: http://www.tecnoflora.ind.br/empresa.asp

    Por certo existem empresas que vendem isso aqui em Belo Horizonte, por exemplo. Sugiro entrar em contato com a Casa do Fazendeiro que fica aqui na via expressa. (www.casadofazendeiro.com.br). O site deles é ruim, mas tem o telefone de contato deles lá.

    Abraço!

  3. Olá, Joaquim. Desculpe a demora para respondê-lo.

    Nosso viveiro foi implementado com estrutura de bambu (local). As bancadas têm cavaletes de aroeira e bambu também.

    Confira em nossos primeiros posts (http://www.mognobrasileiro.com.br/?p=16), como foi construído a estrutura.

    Os valores foram bem baixos. O sombrite foi o material mais caro, na verdade. Ele cobre o viveiro e realiza a função de proteger as plantas.

    Vou te falar por alto: nessa estrutura do viveiro que sugeri aqui no Blog, adubos, sementes de Mogno Brasileiro compradas na Sementes Caiçara (comprei 1 kg, ou seja, umas 1300 sementes), tudo isso ficou por volta aí de uns R$ 1000,00 a 1200,00 no máximo, contando mao de obra para montar o viveiro.

    Eu tinha tudo na fazenda para montar a estrutura, como te disse. Por isso foi fácil e barato também. Meu empregado lá também é jeitoso pra montar as coisas, tem boas idéias. Isso ajudou bastante.

    Abraço e espero ter ajudado.

    Continue conosco no Blog!

  4. Parabéns pela iniciativa, tb tenho um viveiro de cedro australiano. Plantei elas dia 27/09. Gostaria de enviar fotos para ter uma segunda opinião a respeito do crescimento.

    Aguardo.

  5. Descobri que tem um pouco de árvores no meio da
    mata fechada próximo de um córrego de água perene
    em um terreno de ótima fertilidade. Esto querendo
    aproveitar os mesmos para iniciar um viveiro de
    mudas de planta nativas só desta proriedade passando apenas as sementes para a outra propredade a fim de formar um viveiro a margem da
    Br 251 próximo da cidade de Salinas – MG.Gostaria
    de ter mais informações para fazer as mudas de cedro por estaquia.

  6. Parabéns pela iniciativa e pela forma como responde as pergantas!
    Comprei umas sementes de Cedro Australiano já tem muito tempo e resolvi planta-las só agora, mas já faz muito tempo. A duvida é qual o tempo aproximado para a germinação?
    Grato!

  7. Olá, Ricardo.

    Obrigado! Estamos a disposição!

    Com uns 20 dias já começaram a germinar as primeiras sementes (plantadas em tubetes com substrato), tanto de cedro australiano quanto de mogno brasileiro. Mas não foram todas que germinaram em 20 dias não, outras demoraram um pouco mais.

    O cedro australiano teve uma ótima taxa de germinação.

    Creio que terá sucesso nesse plantio. Pode mandar ver!

    : )

    Abraço e continue conosco!

  8. Tenho uma área no Amazonas onde plantando alguns mognos com a intensão de comercializa-los. Entretanto soube que existe uma Lei que proibe toda comercialização do Mogno no Brasil. Se alguém tem informação sobre o assunto favor me passar.
    Abraço
    Alencar

  9. Olá
    Comprei sementes do cedro auastraliano, mas elas não nasceram nos tubetese com substrato. Tem algum segredo para fazer germinar?

  10. Olá, Teófilo.

    Poxa, estranho mesmo. Quanto tempo tem que você já plantou? Tem molhado 2 vezes por dia? Os tubetes estão sem proteção ou estão diretos ao sol? Qual foi o substrato utilizado.

    Plantamos o cedro australiano em tubetes e tivemos sucesso total!

    Explique o que acha que aconteceu e como foi seu plantio.

    No aguardo.
    Abraço e continue conosco no blog!!

  11. Ola gostaria de saber quais os precedimentos de autorizacao para o plantio das mudas… pois é necessario. e vcs tem algum relatorio de tudo q foi feito, os precedimetnos….

    obrigado estarei esperando resposta.

  12. Olá amigos, boa tarde.

    Levei aproximadamente 1400 mudas de guanandi pro campo em novembro de 2009. Um ano depois, catastrofe total… Até q a Brachiara dessecada não deu muito trabalho. Mas o sol castigou d+. Hoje tenho uma 400 vivas. O próximo módulo vai ser sombraeado com feijão-guandu. Como foi a experrência aí? E com as outrs mudas. Onde vcs compraram tubetões? Quais as medidas deles? E a produção de mudas nos tubetes? vantajosa?

    Abraços!

  13. Olá, Carlos Severino.

    Poxa, que pena hein?

    Nossa experiência aqui tem sido boa. Não jogamos nenhum herbicida (como o Randap, poe exemplo) e o braquiária cresce sempre. Aí fazemos a limpesa e coroamento 3 vezes ao ano.

    Tivemos problema nesse mês com a broca do mogno brasileiro. Irei postar sobre isso ainda nesse mês, fique atendo ao blog se quiser ver o que aconteceu! Isso foi ruim, mas as plantas ainda estão boas pois estão bem desenvolvidas. Quero ver se vai atrapalhar demais o crescimento delas (qualidade da madeira).

    Plantamos mudas em tubetes médios. Não são os maiores, nem os menores. Tem quase 30 cm de tamanho e uns 10 cm de diâmetro.

    Achamos vantajosa sim o plantio das nossas próprias mudas em tubetes. Esse ano fizemos novas mudas e uma ferrugem atacou bem as mudas de mogno brasileiro, mas voi um descuido nosso: faltou adubo foliar na hora certa. Perdemos algumas mudas nos tubetes por isso.

    O plantio está bom. As formigas trabalham bem e nós um pouco pior que elas…mas ainda sim saimos ganhando…. Pobres formigas.

    : )

    Espero ter ajudado.

    Abraço e sucesso!

  14. Oi,
    tenho um terreno de 100 mil metros quadrados praticamente no centro de Ibertioga-MG.
    Tenho tentado vender esta terra, mas ninguém lá tem dinheiro para comprar. Então estou pensando em plantar algum tipo de árvore. Pensei no GUANANDI, pois o terreno é cercado pelo rio Elvas e fica muito úmido no verão.
    O que acham? É uma boa escolha de madeira? Tem alguma empresa especializada que poderia plantar lá para mim?

  15. O meu cedro está evoluindo da melhor forma possivel.
    Cada dia que paasa germina muda no meu viveiro. E eu
    continuo fazendo propagação cada vez mais. Estou com
    um plano de fazer um site na internet sobre este novo acontecimento. E por este motivo eu nunca despresei a Natureza sempre tive e tenho até os dia
    de hoje um amor icomensurável. Eu sei cuidar com o
    maior amor do mundo a minha estimada profissão. Agrdeço ao criador de uma forma infinita como pude adquirir esta habilidade. E vou fazer tudo como Ele
    pediu.

  16. O Cedro é uma das melhores arvore do nosso Bioma.
    Fui escolhido para fazer este viveiro e cada dia aprendo uma coisa. Eu quero saber alguma coisa sobre o proprietário desta empresa que esta me dando esta oportunidade de fazer esta revelação.
    Pois eu não sou uma pessoa egoista quero que este proprietario seja ainda mais bem sucedido do que está sendo. A melhor de todas as nobrezas do nosso Planeta é a gente fazer um viveiro de cedro e ser bem sucedido. O meu endereço: Rua Cônego Jerònimo 121, Bairro Vila Januária,telefone(38)3841 3650, Salinas, Minas Gerais, Cep 39560 000

  17. Quero que todos amigos entrem em contato com o meu blog o sal da terra.Uma história verdadeira com uma concepção de vida de um verdadeiro Cristão sendo esclarescido com o poder verdadeiro do Criador do verdadeiro universo. Sem a minima sombra de dúvida, por causa da minha profissão em ter um contato amoroso com todas as coisas da Natureza e sempre fugindo das coisa piegas. Recebi uma valiozíssima informação sobre o fim da geração humana atraves do livro sagrado.O endereço pode ser o meu proprio nome acha o titulo sal da terra no iter e no Crea quando alquem estiver contato com essa empresas.O meu endereço é pl-cido.blogspot.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *