Principais características do Mogno

Mogno brasileiro

Swietenia macrophylla

NOME: MOGNO
N.CIENTIFICO:Swietenia macrophylla 

Nomes Populares: Aguano, Uraputanga

Altura média: 25-30 metros 

Folhagem: Compostas paripinadas, lisas, 8 a 10 folíolos de 13cm.

Flores: Insignificantes, claras

Fruto: Grande, (18 cm) com casca dura, voltado para cima. Seabre em 4 partes, liberando as sementes.

Sementes: Aladas, muito leves, 12 cm, marrom claro

Outras características:

O mogno é uma árvore da região amazônica bastante explorada e conhecida pela qualidade da madeira. Trazida para o Sudeste, se adaptou muito bem, sendo muito utilizada para arborização urbana. É uma espécie de crescimento rápido e tronco reto. Só frutificam os exemplares mais velhos, porém nestes casos, produzem muitas sementes de germinação fácil.

Madeira: Moderadamente pesada (densidade 0,63 g/cm3), dura, de resistência moderada ao apodrecimento e alta ao ataque de cupins de madeira seca e, pouco durável quando em contato com solo e umidade.


Fenologia:

Floresce em novembro-janeiro. Os frutos iniciam a maturação em setembro, prolongando-se até meados de novembro.


Obtenção de sementes:

Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida levá-los ao sol para completar a abertura e liberação das sementes; é conveniente remover a asa para facilitar a cobertura. Um kg de semente com as asas contém cerca de 2.300 unidades. A viabilidade é muito curta à temperatura e umidades ambientes, entretanto pode ultrapassar um ano em câmara seca (30% de U.R.) à 12º centígrados.


Produção de mudas:

colocar as sementes para germinar, logo que colhidas, em canteiros ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso e mantidos em ambiente semi-sombreado; cobri-las com uma fina camada de substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 15-20 dias e, a taxa de germinação é alta para sementes novas. O desenvolvimento das plantas no campo é rápido, podendo atingir 4 m aos 2 anos.

Mais referencias em;

ftp://ftp.inpa.gov.br/pub/documentos/sementes/iT/8_Mogno.pdf

9 thoughts on “Principais características do Mogno

  1. gostaria de uma orientação sobre reflorestamento de mogno, teca, arrueira, castanheira , para trabalhar com meus alunos da disciplina de geografia em uma área indígena na aldeia Las Casa no município de `Pau D’arco – PA.

  2. aqui no ceará esta presisando de reflorestamento……..gostaria muito de fazer plantio de mudas de varias especies de arvores que não existem aqui tais como :CEDRO-ROSA,MOGNO E PEROBA ROSA.

  3. Caro Senhor. Informaram-me que a parte superior do fruto do mogno tem suas folhas distribuidas em forma de pentagrama, adornado. seria possivel vistoriar e remeter a imagem. Obrigado.

  4. tenho no meu sitio alguns pés de mogno que me foram doados por um amigo Indio. pergunto que tipo de adubação deve ser aplicado p o desenvolvimento mais rapido. as arvores tiveram crescimento desiguais e estao c +- 4 anos e altura media 3,5 a 4,5 mts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *