Mogno brasileiro
Swietenia macrophylla
NOME: MOGNO
N.CIENTIFICO:Swietenia macrophylla
Nomes Populares: Aguano, Uraputanga
Altura média: 25-30 metros
Folhagem: Compostas paripinadas, lisas, 8 a 10 folíolos de 13cm.
Flores: Insignificantes, claras
Fruto: Grande, (18 cm) com casca dura, voltado para cima. Seabre em 4 partes, liberando as sementes.
Sementes: Aladas, muito leves, 12 cm, marrom claro
Outras características:
O mogno é uma árvore da região amazônica bastante explorada e conhecida pela qualidade da madeira. Trazida para o Sudeste, se adaptou muito bem, sendo muito utilizada para arborização urbana. É uma espécie de crescimento rápido e tronco reto. Só frutificam os exemplares mais velhos, porém nestes casos, produzem muitas sementes de germinação fácil.
Madeira: Moderadamente pesada (densidade 0,63 g/cm3), dura, de resistência moderada ao apodrecimento e alta ao ataque de cupins de madeira seca e, pouco durável quando em contato com solo e umidade.
Fenologia:
Floresce em novembro-janeiro. Os frutos iniciam a maturação em setembro, prolongando-se até meados de novembro.
Obtenção de sementes:
Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida levá-los ao sol para completar a abertura e liberação das sementes; é conveniente remover a asa para facilitar a cobertura. Um kg de semente com as asas contém cerca de 2.300 unidades. A viabilidade é muito curta à temperatura e umidades ambientes, entretanto pode ultrapassar um ano em câmara seca (30% de U.R.) à 12º centígrados.
Produção de mudas:
colocar as sementes para germinar, logo que colhidas, em canteiros ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso e mantidos em ambiente semi-sombreado; cobri-las com uma fina camada de substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 15-20 dias e, a taxa de germinação é alta para sementes novas. O desenvolvimento das plantas no campo é rápido, podendo atingir 4 m aos 2 anos.
Mais referencias em;
ftp://ftp.inpa.gov.br/pub/documentos/sementes/iT/8_Mogno.pdf
Olá, por favor, gostaria de saber quanto tempo pode viver um mogno na natureza?
obrigada
Gabriela
Pode viver por séculos 300 anos ou mais…mais informações você pode obter em http://www.flora.avph.com.br/mogno.php
achei muito interessante.
gostaria de uma orientação sobre reflorestamento de mogno, teca, arrueira, castanheira , para trabalhar com meus alunos da disciplina de geografia em uma área indígena na aldeia Las Casa no município de `Pau D’arco – PA.
gostaria de saber algo mais sobre mogno e arrueira
aqui no ceará esta presisando de reflorestamento……..gostaria muito de fazer plantio de mudas de varias especies de arvores que não existem aqui tais como :CEDRO-ROSA,MOGNO E PEROBA ROSA.
Caro Senhor. Informaram-me que a parte superior do fruto do mogno tem suas folhas distribuidas em forma de pentagrama, adornado. seria possivel vistoriar e remeter a imagem. Obrigado.
Estou fazendo um projeto onde vou trabalhar. com a espécie de mogno, alguém pode mim dar modelo.
tenho no meu sitio alguns pés de mogno que me foram doados por um amigo Indio. pergunto que tipo de adubação deve ser aplicado p o desenvolvimento mais rapido. as arvores tiveram crescimento desiguais e estao c +- 4 anos e altura media 3,5 a 4,5 mts.
Gostaria de saber quanto tempo vive um mogno
Boa noite, eu gostaria de saber quantos anos dará uma semente, e se depois de muitos anos ela ainda germina?