Enquanto isso, nas sementeiras e no viveiro de mogno brasileiro…

Ei, pessoal!

– As sementes de Guanandi germinaram que é uma beleza. Nossa…muito bom. Vocês sabiam que o Guanandi é a primeira árvore de lei do Brasil? É isso aí. Tem uma germinação muito boa, é facilmente cultivada no nosso território nacional e tem o preço muito bom no mercado. Nas minhas lidas na Internet, pude ver projetos de reflorestamentos de Guanandi bastante interessantes, produtivos e, consequentemente, lucrativos. Claro que Mogno Brasileiro tem o preço muito bom, mas com a boa relação custo/benefício de plantar e cultivar, reflorestar com Guanandi é uma ótima idéia! No site sugerido no link acima, há inclusive a comparação de preço do Guanandi com o Mogno Brasileiro, citando que têm o mesmo preço. Mas pelo que sei e já li, o Mogno Brasileiro é relativamente bem mais valorizado.

Guanandi - Sementeira

– Jequitibá Rosa = 0! Não nasceu nada! Temos que apurar onde ocorreu o problema. Por certo pode ser coisa de quebra de dormência ou excesso de umidade, talvez. Poxa, queria tanto ter mudas dessa árvore para homenagear a cidade onde fica nossa fazenda… Dá próxima vez a gente acerta na mão!

– Cedro Australiano tem evoluído muito bem no nosso viveiro. Estão nos tubetes, com tudo do bom e do melhor. Eles não descepcionam e crescem que é uma beleza!

– O Mogno Brasileiro deu uma reviravolta no nosso placar do viveiro: estávamos tristes pelo fato de ter havido erro no plantio das primeiras sementes, mas Gustavo já verificou (foi o último a ir a fazenda!) que das últimas 200 sementes que plantamos, 60 já despontaram rapidamente, com menos de 21 dias. E parece que nascerão mais dessas. Ótimo! Com esse acerto na forma de plantar, colocamos mais umas 400 sementes dessa árvore na sementeira, fora essas 200 já plantadas e que já estão germinando. Total então de 600.

Enquanto isso, as mudas de Mogno Brasileiro que já nasceram há mais de 5 meses atrás já estão ficando quase no ponto de ir ao chão, vejam só na foto.

Mogno Brasileiro - Muda com mais de 5 meses.

Como iremos respeitar o tempo do Cedro Australiano (as mudinhas ainda estão pequenas), não plantaremos agora no final do ano (2008). Temos a possibilidade de fazer irrigação no terreno onde plantaremos, através do bombeamento por carneiro hidráulico, o que barateia demais os custos. Com isso, até final de março/2009, início de Abril/2009, teremos plantado aí nossa primeira leva de mudas consorciadas (mogno x cedro).

Esse foi um post para mostrar que a evolução caminha ……………… e na velocidade das plantas….claro.

Continuem contribuindo com seus posts. Não deixem de participar, ajudar a responder e claro, perguntar. No que for possível, estamos aí pra ajudar.

Abraço a todos e parabéns a todos nós. O número de acessos ao site está muito bom e tem só crescido!

13 thoughts on “Enquanto isso, nas sementeiras e no viveiro de mogno brasileiro…

  1. Olá.
    Desculpem-me, mas não entendi direito: vocês plantaram o mogno na sementeira, transpuseram para os tubetes e depois para os sacos pláticos? Ou os tubetes subistituiram a sementeira?

  2. Olá, Meelee.

    Primeiramente, fizemos o plantio do mogno (acho que não conta nesse post sobre isso, e sim nos primeiros) em saquinhos de plástico, diretamente. O resultado desse tipo de plantio não foi nada bom.

    Em seguida, plantamos na sementeira, tirando a casca e molhando regularmente: esse tipo de plantio foi muito bom.

    Para completar nossos testes e achar a melhor forma de plantar, tentamos há 1 mês atrás o plantio nos tubetes: esse tipo de plantio foi ótimo, principalmente porque as sementes que utilizamos eram novíssimas.

    Então, acima foram 3 formas diferentes de plantio. O mais prático, talvez, seja o da sementeira pois você não precisa comprar tubetes. Claro que, depois de nascer na sementeira, é necessário que você transplante para saquinhos maiores onde deverá ficar mais um tempo (uns 2 a 3 meses) para melhor adaptação ao sol e crescimento da planta.

    Adubações foliares também são uma ótima opção para deixar as plantas sadias e de ótima qualidade.

    Abraço e continue conosco.

  3. Olá Pessoal!

    Tive a informação sobre o sucesso do mogno brasileiro no Norte de Minas recentemente. Estou interessado em plantar entre 400 e 700 pés no município de Januária MG em consórcio com pinhão manso (plantio experimental)até novembro deste ano. Mas antes quero ter certeza quanto à viabilidade técnica e sustentabilidade comercial do mogno.

    O mogno pode ser comercializado no Brasil? Quais meios legais para isso? Haverá demanda para tanta plantação de mogno em andamento na região norte mineira e outras?

    Quais dicas principais para um iniciante no assunto?

    Muito obrigado. Ótimo 2009 à todos!

  4. Gostaria de saber sobre o período da colheita da semente de mogno brasileito.
    No ano passado em SETEMBRO, colhi sementes de mogno em Belo Horizonte. Nestes dias, olhando um site de venda de sementes, recebi a informação de que SEMENTES ESTARIAM DISPONIVEIS EM ABRIL.
    Qual a época correta para a colheita de mogno?
    Abraços.
    Alair

  5. Olá, sou academica do curso de Engenharia Florestal pela UNEMAT e estou pesquisando sobre formas de plantio do mogno! Pretendo fazer a monografia sobre esse assunto e gostaria de saber se voce poderia me ajudar com algumas dicas!
    Desde já, obrigada!

  6. Olá, tenho interesse no plantio de mogno, em uma área pequena 1 hectare, quantas mudas eu poderia plantar e que época seria mais viável? Vc tem como me informar?
    Grato , Donisete

  7. Olá, Donizete.

    1 he poderia ser plantado assim como fizemos: 625 mudas, com espaçamento de 4m x 4m. Caso não faça sistema de irrigação, a épocao boa por certo é no período das chuvas, ou seja, quase final do ano. Assim elas terão água até fevereiro, março.

    Abraço e continue conosco!

  8. Olá, gostaria de saber se é necessário fazer alguma quebra de dormência da semente do mogno, se é necessário queria saber como fazer …

    garto desde já…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *