Resposta aos comentários dos últimos meses e novo artigo ainda esse mês

Olá a todos.

Demorei um bocado, mas respondi grande parte das perguntas e comentários que a turma andou postando no blog. Obrigado pelos elogios. Aguardo comentário de vocês sobre evolução do plantio de vocês também. Comentem aí!

Muita gente faz pergunta sobre assuntos muito abordados e já bem respondidos. Sugiro que utilizem o mecanismo de busca, no topo a esquerda do blog, para tentar encontrar o que procuram antes de perguntar. Isso pode agilizar a resposta para vocês.

Tivemos problemas com a larva/broca do mogno brasileiro no plantio. Tiramos fotos, fizemos video dela e como fizemos para retirá-la das mudas atacadas. Ela virou estrela de cinema na minha mão no meio do plantio, de tanta foto que tirei. Mas essa estrela de cinema eu passei a faca e matei todas…. Raiva sô!

Ainda esse mês posto esse artigo mostrando isso.

 


Coloquei uma nova página referente a Incentivos e Anúncios aqui no Blog (http://www.mognobrasileiro.com.br/?page_id=112). Trabalho com internet há tempos e esse tipo de abordagem é bem comum fora do país. Duvido que venha a dar certo aqui no Brasil, mas tentar não custa.

Abraço a todos!
Cuidado com a broca geeeente!

12 thoughts on “Resposta aos comentários dos últimos meses e novo artigo ainda esse mês

  1. Guilherme, neste período de chuvas esta mardita da broca também atacou a minha plantação de mogno brasileiro.
    Como vocês estão fazendo para combate-la e elimina-la sem afetar o crescimento?
    Favor responder para que eu possa detonar com esta mardita.

    Abraços,

    Heuser Hortmann Jr.

  2. Olá, parabéns Guilherme pelo seu Blog, estou aqui em GO, e estou com um projeto de plantio de Mogno-BR consorciado com Eucalipto para o final deste ano, desejo plantar com gel, devido a instabilidade de chuvas na regiao.

    Porem eu lendo alguns post seu a respeito de plantio em sacos, fiquei com um certo receio porque meu plantio vai ser todo em sacos plasticos de capacidade 750cm³, ja esta tudo organizado para ser nos sacos, se tivesse lido antes o seu post, poderia ter mudado de idéia, mas agora n da mais. :S

    estou com algumas duvidas, o inseticida que vc usa é o famoso COLACID?, vc aplica na planta como vem escrito em alguns artigos, “1 ou 2 pingos em cada broto que esta nascendo?” está dando muitos ataques na sua plantação?

    Obrigado pela antenção!! até logo.

  3. Olá Heuser tudo bem?

    Bom não sei qual o Inseticida que o Guilherme usa, mas várias literaturas indicam o COLACID, desenvolvida pelo Dr. Orlando Shigueo Ohashi, é uma mistura com os seguintes produtos:
    300 g cola a base de Polibuteno
    15 ml de Decis
    15 ml Adesivo Espalhante

    Aqui vc encontra mais a respeito:
    http://www.sementescaicara.com.br/Sementes/Mogno/inseticida.pdf

    Portanto ainda ninguem me afirmou se é eficaz ou não!

    abraço

  4. Uso o COLACID porém o produto acabou e o pessoal que cuida da plantação não me avisou e ai já viu né? A broca atacou feio.
    Queria saber qual o procedimento que devo adotar para retirar o broto que foi atacado para que a planta continue crescendo sem bifurcações e deformações.

    Sds.

    Heuser

  5. Guilherme, em primeiro lugar: PARABÉNS por esse blog fantástico, que tenho acompanhado há cerca de 1 ano.
    Estou procurando uma terra adequada ao plantio de mogno e acho que encontrei uma aqui no triângulo mineiro. Estou em dúvida quanto à qualidade do solo / exigência do mogno quanto a pH, composição (argila, areia,etc…. Tem alguuma informação a esse respeito?
    Se não for incômodo,gostaria de conhecer sua plantação. Poderia me enviar seu e-mail para combinarmos?….

  6. ate´que altura da planta arvore é necessario a passagem do colacid. pois a partir dos 4, 5 metros de altura fica dificil a passagem.

    gostaria de saber um numero de conta para ajudar no blog pois tive um problema com o pag seguro devido a uma devoluçao de uma mercadoria e não consigo mais utuliza-lo.

  7. Heuser Hortmann,

    estamos arrancando a parte atacada e pronto…. Isso é desastroso, mas é o que temos a fazer. Os exemplares atacados estão, na grande maioria, já bem desenvolvidos. Espero que o caule, ao crescer mais, leve a parte atacada para cima.

    Postarei fotos aqui de como o problema está se comportando.

    Abraço e vamo que vamo!

  8. OLA MUITO LEGAL SEU BLOG , PORQUE VOCE E VERDADEIRO NO SEUS ESCLARECIMENTOS , MAS EU ACHO UM ABSURTO CERTOS COMENTARIOS SOBRE O MOGNO AFRICANO KAYA IVORENCE . TEM UMA PLANTAÇAO A 3 ANOS E NAO TIVE NENHUM PROBLEMA SOBRE OS COMENTARIOS EXISTENTES, ACHO QUE AS PESSOAS DEVERIAM POSTAR COMENTARIOS MAIS SADIOS SOBRE O MOGNO AFRICANO , PORQUE JA TEM GRANDES EMPRESARIOS APOSTANDO NESTA ESPECIE .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *