Problemas também com o Mogno Africano plantado no Brasil

O Mogno Africano também tem seus problemas no cultivo, conforme postado por Fabricio Angelo em seu Blog: http://midiaemeioambiente.blogspot.com/2010/08/pragas-controladas-sem-impacto.html

Na citação exata sobre o Mogno Africano desse link acima, ele escreve:

“(…) Resistência dos produtores

O INCT de Controle Biorracional de Insetos Pragas também está colaborando com a eliminação de uma doença que atinge o mogno africano (Khaya ivorensis). Essa espécie fornecedora de madeira foi importada com o intuito de substituir o mogno brasileiro (Swietenia macrophylla), alvo da lagarta da mariposa Hypsipyla grandela.
[




Entretanto, embora resistente à mariposa, o mogno africano começou a ser alvo de um fungo que atinge o seu tronco e o deforma, inutilizando a parte comercialmente mais valiosa da planta. O trabalho conjunto com a Ceplac do Pará objetiva encontrar uma solução para o problema.

A pesquisa foca ainda em diversos tipos de lagartas que atacam lavouras. Estão em testes substâncias naturais que inibem o desenvolvimento de suas larvas ou que produzam insetos incapazes de atingir uma plantação.

Embora ambientalmente mais saudável, o controle biorracional de pragas enfrenta um grande obstáculo para sua aplicação: a resistência dos produtores rurais.

“Esse é o maior obstáculo, não apenas no Brasil, mas em diversos outros países. Muitos produtores consideram mais fácil a aplicação de inseticidas e a eliminação completa do inseto causador do problema, ainda que ele seja importante para outras plantas e culturas”, lamentou Maria de Fátima.
INCT de Controle Biorracional de Insetos Pragas: http://www.cbip.ufscar.br “.
Bem interessante também o ponto de vista sobre os insetos que tanto desejamos matar,(chamamos de pragas), mas que tem papéis importantes na natureza… É necessário bastante cuidado ao realizar nossos projetos para fazer sempre a coisa certa, tentando atrapalhar pouco a natureza.
Abraço a todos!

86 thoughts on “Problemas também com o Mogno Africano plantado no Brasil

  1. é pessoal, sempre falei isso, o khaya ivorensis dá praga no tronco, e ainda tem a madeira 40% mais barata que mogno brasileiro.
    temos que ficar atentos para nao fazermos inventimentos mal pensados.abraços a todos

  2. Bom Dia11
    Meu pai tem uma pequena plantação de mogno na regiao da zona da mata mineira, e ele tem sofrido muito com o ataque das brocas.
    Li sobre o colacid mas nao sei aonde comprar.
    Voces podem me ajudar?
    Obrigado antecipadamente,

    • bom dia
      estou com um projeto de plantar mogno africano na região da zona da mata mineira.
      gostaria de saber aonde fica essa plantação de vocês e se eu posso ir no local para fazer uma visita.

  3. PESSOAL, NOTICIA MUITO URGENTE E IMPORTANTE PARA QUE TODOS VEJAM A VERDADE SOBRE O KHAYA IVORENSIS, SE PREPAREM, SEUS CONCEITOS SERÃO MUDADOS A PARTIR DA LEITURA TOTAL DESSE LINK, SITE DE UM AMIGO QUE VENDE MUDAS DE MOGNO, LEIAM COM ATENÇÃO E OBSERVEM AS FOTOS, ESSE É O PRIMEIRO ESTUDO BEM REALIZADO CIENTIFICAMENTE SOBRE AS PRAGAS D KHAYA IVORENSIS NO BRASIL, SEGUE LINK:

    http://www.mognoonline.com.br/praga.html

  4. Pessoal, boa noite a todos.
    Sou de São Domingos do Prata-MG (130 Km BH)e tenho acompanhado o Site regularmente.
    Plantei, de outubro de 2009 a março 2010, 5000 mognos , 600cedros Australianos, 300 Cedros brasileiros e 300 Neen. Observei que neste inverno alguns brotos dos mognos estavam secos ( marron), mas sem a broca. Pareciam que foram queimados pelo frio. Depois nasceram 4 ou mais brotos, o que prejudicou o crescimento correto.
    Algum de voces observou comportamento semelhante?
    Abraços

    • Cassio,
      Você plantou cedro brasileiro, cedro australiano e mogno africano.
      Qual apresentou melhor desempenho até o momento?
      Você acredita que terá rentabilidade melhor que o eucalipto por ha?

    • Cassio, em um curso de florestas Mogno africano comercial,o palestrante que é empresario no campo prod mudas mogno, ele disse que a diferença entre o Kaya ivorenses e o Kaya senegalenses o ivorense é muito resistente a pragas mas não tolera geadas tem as pontas e as folhas superiores muito sensiveis, por isso a senegalenses são mais resistentes, mas as duas especes são boas produtoras de madeira,ok abraços

  5. Olá!

    Encontrei seu site alguns meses atrás buscando informações sobre mogno porque queria uma planta nativa para plantar em minha casa. (Decorativa, ou talvez muito mais por saber que tenho no meu quintal uma espécie nativa, nobre e ameaçada)

    Disgressões à parte, comecei a me interessar pelo desenvolvimento do plantio comercial dessas espécies.

    Porém tenho algumas dúvidas e curiosidades sobre o plantio e a empreitada de vocês:
    - Pelo que eu entendi, vocês já possuíam o terreno, que já estava sem vegetação, certo?
    - Existe algum tipo de restrição/obrigação de plantio de espécies locais dependendo da localização da propriedade?
    - Existe alguma restrição de localização para desenvolver essa atividade? (exemplo grotesco: não tenho dúvidas de que eu não poderia plantar no gramado do Maracanã, mesmo que eu comprasse/arrendasse)
    - Vocês constituíram uma empresa para toda a operação (aquisição/arrendamento, despesas de manutenção e posterior venda das toras) ou estão fazendo como pessoa física? Se fizer como pessoa física, o imposto de renda é diferenciado pra produção rural ou é aquela taxinha bonita de 27,5%?
    - Vocês têm alguma notícia de plantio no estado do Rio de Janeiro ou no sul de Minas?
    - Vocês pesquisaram ou estão desenvolvendo alguma coisa no sentido de geração de créditos de carbono?

    Desculpem as perguntas quase ao estilo “menino que jogou bolinha de gude no carpete”, mas meus conhecimentos sobre o assunto são bem escassos. O site de vocês está muito interessante e esclarecedor! Só esses pontinhos que me passaram pela cabeça.

    Obrigado pela atenção!
    José Henrique

  6. Opa!

    Só achei o email do João Gabriel agora, mandei um email para ele. Por enquanto ainda continuo com as mesmas dúvidas, mas vamos dar um tempinho pra ele responder, n é mesmo?

    Independente disso, se alguma pergunta que seja particular para cada caso “merecer” ser respondida, à vontade! Se preferir mandar pro email, acho que deve aparecer aí pra você, mas por via das dúvidas é jhmelman arroba gmail ponto com (o que a gente n faz pra evitar spam!)

    Um abraço!

  7. Plantei 2 mil mudas de mogno africano ainda não completaram dois meses. Escolhi a espécie Khaya Senegalensis por causa dessa praga que apareceu no Ivorensis. As mudas estão gostando bastantae da terra. Espero não encontrar grandes problemas. Agora preciso de ajuda pra registrar a plantação no IEF.

    • Olá Leandro, estou adquirindo uma propriedade de dois alqueires para plantio de mogno africano mas antes de plantar estou pesquisando qual a melhor espécie para plantio…
      vi seu comentário e gostaria de saber como está progredindo sua plantação e qual o tamanho da área que vc utilizou para plantar 2 mil mudas. Obrigado.

  8. Fabio, seguindo indicações da tropical flora, onde comprei as mudas, plantei no espaçamento de 3×2.

    Meu irmão e minha namorada, ambos agrônomos, também recomendaram esse espaçamento. Achei estranho, porque em pesquisas pelo google, só encontrei indicações e experiências com espaçamentos bem maiores. Mas segui as 3 pessoas mais próximas da minha realidade.

    A área total cercada foi de aproximadamente 3 hectares. Na parte que sobrou, completei com cerca de 3 mil eucaliptos, dando um espaço um pouco maior entre Mogno/Eucalipto.

    • Leandro,se vc plantar mudas vindas de sementes importadas ,precisa plantar 3x2m ,para depois vc fazer o debaste da porcaria que vc comprou.Veja minhas mudas de Matriz selecionadas,pode plantar 4x6m e não precisa fazer debastes,porque o mogno tem Flor predominante,sua plantação irá ficar 95% igual a Planta-mãe. Veja minhas Matrizes, para vc não entrar numa fria. Veja meu site: http://www.mognoonline.com.br ,é estas mudas destas matrizes que vc deve plantar, depois vc irá ver quem tem a verdade.

    • Eu recomendo 5 x 5 de espaçamento entre arvores. E interessante que a arvore adquira um bom diametro e nao so altura. 5 x 5 e o minino para que esse diametro exigido para o corte com 15 anos.Quanto mais o plantio for adensado, mais alta a arvore vai ficar e com o tronco fino. O que a arvore exige e adubaçao, agua e sol .

  9. Oi Leandro,

    Plantei 8 mil mognos africanos ( senegalensis) no esp. de 3 x 2,5 mas a recomendação q tive foi que cada árvore até o 7o ano necessita de pelo menos 16 metros quadrados, ou seja até lá terei que desbastar pelo menos 50% das arvores

      • Boa tarde Prof. Antônio Carlos, eu e meu sócio vamos começar uma plantação de 25 mil pés de mognos, gostaria de poder conversar melhor a respeito desse assunto com o Sr., teria como?

  10. Amigos boa tarde me interesso em plantar uma espécie que seja bem rentavel e com pouca incidencia de praga e se adapte ao ceara…. podem me ajudar?? o melhor é eucalipto ou o mogno, em relação ao custo benefício.

    • O eucalipt vc vai dar o promeiro corte em aproximadamente 7 anos. Ja o mogno em no minimo 20 anos. Mas os valores de madeira são extremamente diferentes. O mogno é infinitamente mais caro do que o eucalipto. Em termos de custo beneficio, se vc for fazer a curto prazo, eucalipto, se for de medio a longo prazo, mogno.

  11. Olá Pessoal, esses problemas a respeito do fungo que ataca o mogno africano me deixaram chateado, eu pretendia plantar 10.000 mudas esse mes, vcs acha que devo trocar pela teca ou guanandi ? apesar do corte ser bem mais prá frente em pareceu que compensa visto o valor do m³ e de serem isentas de pragas.
    abraços

  12. Ricardo o mogno que da praga é o ivorensis ,como vc pode ver na minha plantação que fiz em 99 e 2000 ,www,mognoonline.com.br ,muitos viveristas falam que o senegalensis é lento e torto, isto porque não tem ótima genética ,como Minhas Matrizes, fala a verdade vc já viu igual as minhas? Na Austrália só plantam senegalensis ( sera porque? quem esta certo? ).O guanandi é madeira dura ,só serve para fazer cerca,Teca jamais, muitos ramos e galhos,ninguém quer nó na madeira.

  13. Boa noite,
    Resido na região Oeste do PR, e realizei algumas pesquisas em relação ao Cedro Australiano,
    Gostaria de saber se alguém tem alguma informação
    em relação a essa planta,
    desenvolvimento, valor comercial, aceitação, incidência de pragas, etc.
    Grato

    • Dirceu, eu tenho conhecimento que um sr no ES plantou o cedro Australiano ,já estão com 15 anos ,o sr falou que esta tendo uma broca e esta matando muitos pés,não sabe oque fazer. Uma coisa é certa, porque os Australianos não plantam o cedro australiano ? Só tem plantio do mogno africano khaya senegalensis ???????

  14. Quase plantei cedro australiano, mas descobri que é uma madeira muito macia, com bem menos valor. O ideal mesmo, pra investimento a longo prazo é Mogno ou Guanandi. Eu investi no Mogno Africano (Senegalensis), porque guanandi precisa de muita água.

  15. O ataque de praga de ponteira do mogno brasileiro
    acontece em qualquer idade da planta ou só nos primeiros anos de vid????. Pelo que ando vendo, no caso do africano, há fotos de ataques no tronco em plantas bem adultas ( 15 mts ou mais).

  16. Olá amigos, meu nome é Zilmar Neves Silva Júnior, moro em Brumado-BA, sudoeste baiano, zona conhecida como Polígono das Secas e gostaria de obter algumas informações acerca do plantio do mogno africano pois vi uma reportagem no Globo Rural de domingo último (04/12/11) e fiquei muito interessado. Caso possam me responder, seguem os questionamentos:

    1 – No clima semi-árido o mogno africano consegue se desenvolver?
    2 – Qual é a temperatura e a altitude que a planta resiste?
    3 – Qual a época do plantio?
    4 – Qual deve ser a correção do solo e a adubação?
    5 – Quais as pragas que atacam?
    6 – Com quantos metros cubicos ou lineares a árvore está com 12 anos?
    7 – Qual o preço do metro no mercado nacional e internacional?
    8 – Existem compradores para absorver essa produção?
    9 – Onde pode-se encontrar mudas e/ou sementes?
    10 – Qual o preço do quilo e quantas sementes vem ou são árvores já prontas?
    11 – Qual deve ser a distância de uma árvore para outra?
    12 – Existe no mercado alguma cartilha (folheto) com informações gerais sobre o mogno africano?

    Na certeza da colaboração, desde já agradeço.

  17. Tudo bem pessoal? Vi uma reportagem interessante no globo rural 05/12/11 sobre o mogno africano. A região que moro é de clima quente(leste de minas gerais). Estou pensando no início de mil mudas. O terreno é acidentado. Aguardo comentários e obrigado desde já!

  18. Tenho as mesmas dúvidas de de Max, acompanharei o site para obter melhores esclarecimentos, assim como todos gostaria de investir e obter retorno financeiro sem muitos transtornos, já que a cada pesquisa observo algumas controvérsias;querendo ou não para obtenção deste lucro anunciado(parece “ouro de tolo”)é um investimento.O site está ótimo e muito esclarecedor, aguardo respostas
    abraço

  19. Boa tarde senhores, plantei tenho 300 mudas de mogno africano com um ano, o desenvovlimento é incrivel, tenho arvores com mais de 2,5m de altura. acontece que estou observando que o desenvolvimento nao está uniforme em virtude do surgimento de varios brotos no ápice da arvore. observei tambem que no apice do plantas tem sempre umas abelhas pretas (arapuá) que segundo o meu caseiro seriam as responsaveis pelo dano no broto. alguem tem observado algo desse tipo? obrigado

  20. Ola, meu pai possui uma fazenda de aproximadamente 150ha no estado de sao paulo perto de minas… Ele esta interessado em plantio de arvores… No inicio ele estava em duvida entre eucalypto ou a teca… Na internet vi grandes elogios ao mogno africano, que ele poderia render ate de 450.000,00 a 1.500.000,00 o hectare…. Afinal qual e mais recomendavel na regiao … Teca ou mogno africano… Quais as vantagens e desvantagens de cada um… agradeco desde ja!

  21. Caros amigos, Jane Rodrigues, tenho terras em em Subaúma-BA e Castro Alves-Ba, Nordeste baiano, zona costeira ao mar e reconcavo baiano, gostaria de obter algumas informações acerca do plantio do mogno africano -khaya Senegalensis- pois vi uma reportagem no Globo Rural de domingo último (04/12/11) e fiquei muito interessada. Caso possam me responder, seguem os questionamentos:

    1 – No clima semi-árido o mogno africano consegue se desenvolver?
    2 – Qual é a temperatura e a altitude que a planta resiste?
    3 – Qual a época do plantio?
    4 – Qual deve ser o solo apropriado ou a correção do solo e a adubação?
    5 – Quais as pragas que atacam? e como combatê-las
    6 – Com quantos metros cubicos ou lineares a árvore está com 12 anos?
    7 – Qual o preço do metro no mercado nacional e internacional?
    8 – Existem compradores para absorver essa produção?
    9 – Onde pode-se encontrar mudas e/ou sementes?
    10 – Qual o preço do quilo e quantas sementes p/kg ou mudas?
    11 – Qual deve ser a distância de uma árvore para outra?
    12 – Existe no mercado alguma cartilha (folheto) com informações gerais sobre o mogno africano?
    13- è nescessário o acompanhamento por um agrônomo ou isso se dá por períodos , e quais são eles?

    Na certeza da colaboração, desde já agradeço

  22. Amigos, Boa Noite!
    Tenho as mesmas duvidas do sr Zilmar Neves Silva Júnior , gostaria de obter estes esclarecimentos pois tenho intenção de plantar 3 ha, conto com a colaboração de vcs.
    obrigado

  23. Amigos, boa tarde!
    Tenho uma propriedade próxima a Rio Verde – GO, e estou pensando em plantar Mogno Africano e/ou Teca, e tenho algumas dúvidas.
    - Densidade de plantio. (M2 necessário para cada muda)
    - Há a necessidade de irrigação?
    - Quais as pragas/fungos com maior incidência.
    - Temperatura que a planta resiste.
    - Qual o solo necessário para o plantio, e se há a necessidade de preparação do solo para recebê-la.
    - Melhor época para o plantio.
    - Preço da muda e das sementes.
    - Em caso de plantio das sementes, há a necessidade de viveiro para a germinação?
    A grosso modo, tenho as mesmas dúvidas dos Srs. acima.
    Meu email é actcabral arroba gmail ponto com.
    Obrigado!!
    Abs!

  24. OLá… Existe algum estudo ou caso de plantação do mogno africano consorciado com gado? Tenho fazendas na zona da mata mineira e queria tentar … Estou na dúvida se faço um espaçamento grande, onde o gado pode comer embaixo ou se faço espaçamentos menores e crio “avenidas” de mogno no meio do pasto ( nesse caso podendo cerca-las) …

    • Olá Mario, o sr não deve plantar mogno e querer por gado,quando o mogno crescer o gado vão para a sombra ou pela chuva, com o casco corta todas as radicelas, estas são as pequenas raízes que retira os nutrientes do solo,assim o mogno não crescem ficando totalmente prejudicado,tem muitos leigos falando que pode.

  25. Prezados investidores em Mogno africano,

    Tenho acompanhado e visitado vários plantos de mogno e tenho observado que a morte de brotos terminais são decorrentes de plantios em solos com presença de camadas de impedimento (horizonte B textural, concreções, solo podzólico, etc). Antes de fazer o plantio é necessário fazer uma prévia avaliação do perfil do solo para definir sua viabilidade e/ou adotar práticas de preparo de solo que evite a morte de brotos no período seco do ano; a paralização do crescimento das plantas a partir do primeiro ou segundo ou terceiro ano do plantio, podendo culminar com a morte das plantas. Outra informação importante: mogno africano não dá corte econômico com menos de 25 anos de idade. Maiores informações: acaciaflavio@ufv.br – Dr. Flávio.

    • Olá Dr.Flavio, depende do solo e irrigação ,o mogno tem o pH e o fosforo ideal para fazer o plantio,com tudo isto o mogno com 20 anos terá 1,10m de diâmetro,com boa genética como das minhas matrizes, http://www.mognoonlile.com.br ,se não plantar mudas destas matrizes, sua plantação será irregular ,80% terá pés fino e tortuoso, lembrado que tem um adubo orgânico que mais responde para o mogno,isto é fruto de um trabalho.

  26. Gostaria de ajuda a respeito do plantio do mogno africano.

    estou pesquisando bastante e hoje estou bem inclinada ao plantio da especie Khaya senegalensis.

    pesquisando em sites achei o do sementes caiçara, que venda 2,20 a muda. o interessante é que ele faz a mesma critica que este blog faz ao grande marketing da espécie Khaya ivorensis.

    é a minha questão é se vocês conhecem o site, se é confiável, pois pude observar no site ha uma lista de clientes, e existem clientes na minha região do ES, E fui atrás disso e eles vendem a 2,50, pouca diferença pois o falor do frete compensa muito!!!

    me ajudem, pois quero fazer uma compra sábia, nao quero ter problemas com galhos tortos como falam da especie senegalensis.
    Se puderem me ajudar o meu e-mail é

    raquel_bicalho@hotmail.com

    • Comprei sementes da Importadora Caiçara, plantei em 28/01/2013, as mudas estão com aproximadamente de 15 a 20 cm de altura, já estou colocando no chão, moro na Cidade de Cruzeiro-SP., divisa com estado do rio, acaso precise de mudas de mogno africano senegalense entre em contato o preço é R$ 2,00 (dois reais) por muda.

  27. Os trabalhos com mudas clonais no viveiro em que faço pesquisas estão bem satisfatórios, os índices de enraizamento estão próximos a 100% em casa de vegetação. Oportunidade para um plantio homogênio. Pelo que estamos informados, o controle do fungo K. ivorensis com água sanitária no tronco tem sido eficiente. Mas existem outros m. africanos, como Khaya anthotheca, que a madeira é muito boa, superior ao senegalensis. Mas é aquela história neh, é cada um vendendo o seu peixe. Abraços

    • Rodrigo,não é cada um vendendo o peixe,venha a qui conhecer minhas MATRIZES de khaya senegalensis,o que manda é uma ótima muda vinda de Matrizes do Fuste Reto e Fuste Grosso, o mogno tem Flor predominante ,sua plantação irá ficar de 95% clone da planta-Mãe, embora por sementes,precisa entender da Flor do MOGNO.

  28. Outra coisa importante é a rentabilidade, quem paga 5 mil ou mesmo 3 mil, no m³ de uma árvore de 15 anos? Negócio da china neh…

  29. Fiz uma plantação de mogno Africano ivorensis em 99 sementes da EMBRAPA ,depois de 3,5 anos um festival de pragas, minha sorte que plantei o Senegalensis. Tem gente que fala que o tronco não é Reto e esgalha, veja minhas Matrizes http://www.mognoonline.com.br, estas pessoas que falam mal do senegalensis é porque não tem estas matrizes como as minhas,sem praga e fuste Grosso, para fazer uma ótima plantação tem que ter uma boa GENÉTICA.

  30. Prezados, tenho uma propriedade de 19 hectares em Paraibuna – SP e gostaria de investir em reflorestamento com fins comerciais.

    Vejo que cada um faz sua propaganda de mudas com muito afinco e não sei qual é a fonte mais confiável.

    Pergunta básica: qual é a melhor árvore para minha região?
    TECA, GUANANDI OU MOGNO AFRICANO?

    Grato pela colaboração. Qualquer dúvida, meu email é carvalhodsantos arroba yahoo.com.br

  31. Prezados amigos, lendo as reportagens sobre a cultura do Mogno Africano, me encantei pelo negocio, penso ate conseguir uma aposentadoria gorda, se investir neste negocio, gostaria que algum de vcs, mais experiente, possa me informar que tipo clima e de solo e o mais adequado para o desenvolvimento da arvore, ainda não possuo a area, e irei adquirir uma que me facilitaria, ou seja, onde teria melhor adequacão ao cultivo.

  32. Seguinte diogo carvalho, ainda a muita desconfiança sobre as culturas da teca e do guanandi, além de não existir um bancos genéticos de qualidade. ja o mogno africano voce chega a encontrar até mudas clonadas, então se voce for fazer um reflorestamento comercial com espécies de madeira nobre faça com o mogno africano ou o cedro australiano. mais eu ainda pensaria melhor em um plantio de eucalipto para movelaria um hibrido de grandis e urofilo (urograndis) esse é 1000 veses mais seguro. além disso nenhuma das especies de madeira nobre citadas resistem a geadas e o mogno e o cedro são recomendados para regiões com presipitação anual acima de 1200 mm.

  33. Olá pessoal, moro em belo horizonte, mas tenho um sítio na região de Resende Costa-MG, queria introduzir na produção do Sítio o Mogno Africano, mais sou leigo no assunto, vocês poderiam me fornecer alguma informação detalhada sobre o cultivo dessa espécie? Grato.

    • Bom Dia Maicon!
      Maicon eu vi um comentário seu de outubro de 2012, que você gostaria de fazer
      um plantio de mogno africano na região de Resende Costa MG,
      você fez o plantio ou não .
      gostaria de compartilhar algumas informações com você se for possível.
      estou no aguardando um abraço EZAQUIEL.

  34. maicon, fazendo uma pesquisa rapida no google encontrei o site http://cidadesnet.com/municipios/resendecosta.htm
    Onde me da os seguintes dados precipitação anual de 1597,6 e altitude que varia de 1093 a 1033.
    Os mesmoe estão dentro da faixa de cultivo das 2 espécies de mogno( kaya ivorenses e kaya senegalenses, mais vc tem realizar mais alguns passos para o plantio como analise de solo, granulado de formiga, são os passos iniciais. Avaliar se o solo da sua propriedade é profundo e/ou compactado .

    flavio_canavezi@hotmail.com
    Graduando engenharia florestal, Universidade federal de lavras

    abc

  35. analise de solo –
    0-20 = analise completa, fosforo, potassio,calcio, magnesio,al, al+H, enxofre, ferro, zinco, boro, cobre, fosforo- remanescente, materia organica,textura (teor de silte argila e areia) e PH.

    Analise de 20-40 -
    PH, potassio, fosforo, calcio, magnesio, aluminio , AL+H, materia organica, fosforo remanescente e textura .

    Aqui em lavras na universidade a analise de 0-20 fica 41 reais e a analise de 20-40 fica 26 reais.

    Obs – procure um laboratório certificado

    • Olha colega, comprei mudas do pessoal deste site caiçara, 1.800 mudas, a verdade que tenho para ti até agora é que plantei e adubei e calcareie, conforme instruções deles mesmo, as mudas que eles produzem ( e isto é pouco divulgado é que as mudas vem em um tubete, com uma minuscola quantidade de terra) e isto eu não sabia, plantei as mudas e com o sol muito quente restaram apenas algumas delas.e já sei de mais gente que aconteceu o mesmo, quando retornei para eles perguntando qual teria sido o problema da mortalidade, simplesmente me responderam que deveria ter acontecido algum problema, e que eu deveria continuar aguando as que restaram nada mais, apos isto fiquei desesperado porque a despesa é grande e agora, eu também perguto e não sei para quem qual a formula correta para plantar, até porque terei toda despesa novamente, para ver depois o que vai dar.

      Sei dizer que sensacionalismo existe bastante, o que vejo muito é quem tem um tipo de muda criticar a do outro.

      Se alguem tiver alguma esperiencia com as mudas dos mognos senegalense do site caiçara, por favor. Gostaria de trocar informações meu email é valter.ro@ig.com.br

      • Eu vi no site, Grupo Caiçara, estou querendo comprar umas 2.000 mudas, vi o preço, R$ 2,20 por unidades, achei muito barata, fiquei em dúvida, na minha região varia de R$ 5,00 a R$ 7,00, mas vendo esse seu comentário minha dúvida aumentou mais. Te pergunto: Vc. plantou no periodo de seca?. Vc. irrigou? Ou vc. captou outros tipos de defeitos nas mudas, tais como doença, tomanho delas e outras coisas mais.

  36. Rodrigo Rabe vc acha que o Mogno ivorensis já tem o total controle de pragas, o que vc acha de planta-lo em consórcio com o Açaí ou Pupunha (irrigado)?

  37. Comprei sementes de Mogno Senegalense, da importadora Caiçara, fiz as mudas, plantei em 28/01/2013, e com 40 dias estão com aproximadamente 15 cm de tamanho e já estou plantando-as definitivamente no solo, moro no estado de são paulo divisa com o estado do rio de janeiro.

  38. Boa noite!
    Estou bastante interessado em produzir mudas de mogno africano (k. ivorensis) aqui na minha região (Aracaju – SE), mas tenho receio em relação ao mercado. Alguém que tenha informação relevantes do mercado (compra e venda de mudas) aqui no nordeste, me informem por favor!

  39. Boa Noite a todos!
    Gostaria de saber se é dificil a venda de uma propriedade com cerca de 7.000 arvores de mogno Africano com 04(quatro) anos!
    Também gostaria de saber se existe algum orgão que informa ou estipula preços do mogno, também fiquei sabendo que existem bancos que dão grandes valores para o plantio do mesmo!
    Grato, Anderson

  40. Boa noite, tenho terras em Condeúba-Ba, Sudeste baiano, Perto de Vitória da Consquista, gostaria de obter algumas informações acerca do plantio do mogno africano -khaya Senegalensis- pois vi uma reportagem no Globo Rural de domingo último (04/12/11) e fiquei muito interessada. Caso possam me responder, seguem os questionamentos:

    1 – No clima semi-árido o mogno africano consegue se desenvolver?
    2 – Qual é a temperatura e a altitude que a planta resiste?
    3 – Qual a época do plantio?
    4 – Qual deve ser o solo apropriado ou a correção do solo e a adubação?
    5 – Quais as pragas que atacam? e como combatê-las
    6 – Com quantos metros cubicos ou lineares a árvore está com 12 anos?
    7 – Qual o preço do metro no mercado nacional e internacional?
    8 – Existem compradores para absorver essa produção?
    9 – Onde pode-se encontrar mudas e/ou sementes?
    10 – Qual o preço do quilo e quantas sementes p/kg ou mudas?
    11 – Qual deve ser a distância de uma árvore para outra?
    12 – Existe no mercado alguma cartilha (folheto) com informações gerais sobre o mogno africano?
    13- è nescessário o acompanhamento por um agrônomo ou isso se dá por períodos , e quais são eles?

    Na certeza da colaboração, desde já agradeço

    E-Mail kleberviniciusc@hotmail.com

    Responder

  41. Tenho aproximadamente 2 mil pés de mogno brasileiro com 15 anos de idade e gostaria de fazer um desbaste para deixar algumas arvores para se desenvolver melhor. Alguém sabe me indicar onde eu consigo vender a madeira das arvores que irei retirar? Quero eliminar aproximadamente umas 600 arvores. Tenho arvores com quase 50 cm de diâmetro, acredito que dará boas pranchas de madeira. Meu reflorestamento é legalizado no Ibama. Se puderemme ajudar segue meu fone 17 9 8118 0077

  42. bom dia a todos
    sou engenheiro florestal e proprietário de uma empresa reflorestadora, atualmente executo plantios de mogno, teca, eucalipto, nativas e seringueira, por isso fiquei muito entusiasmado quando vi o interesse de todos nesse blog.
    Na minha humilde contribuição, pela experiência que tenho em plantações posso afirmar que não existe a melhor espécie e sim um conjunto de fatores que tornam aquela espécie a melhor para aquele determinado plantio
    todas são produtoras de madeira nobre, todas requerem um ciclo mínimo de 20 anos para maturação
    A qualidade das mudas é 50% do sucesso, pra mim até hj só vi clone de eucalipto, pinus, seringueira e teca
    ainda é muito cedo pra se plantar esses “clones” de mogno
    independente da qualidade da muda plante adensado, em todos plantios que acompanho o desbaste de árvores ruins não passa de 30% do total e o adensamento estimula o crescimento em altura, diminui galhos, promove o rápido fechamento do dossel que controla ervas daninhas além de gerar receitas nos desbastes e melhor aproveitamento da terra.
    Não existe milagre nem galinha dos ovos de ouro pra ter preço vc tem q ter qualidade, quantidade, mercado acessível se não acaba como pequenos plantadores de teca no Acre
    que após 15 a 20 anos não tem mercado local que pague o preço da madeira e eles não tem condições de escoar o produto
    uma é certa madeira sempre será valiosa e a madeira plantada já faz parte de nosso futuro!

  43. Tenho plantações de mogno; não adianta, o ivorense apesar de sedutor pelo crescimento rápido – parece até eucalipto, lá aos 4-5 anos, a coisa fica feia; a gente acha inocente aquelas protuberâncias que logo vão acometendo seu caule, mas qualquer pé de vento joga aquilo tudo no chão; ao exame detido, vê-se que o tronco se encontra apodrecido pela praga, de cima a baixo. Então, tem que ser o senegalense; apesar de dar mais galhos, crescimento mais lento – não tanto também, trata-se de árvore rústica, muito mais tenaz – resistência incomparável, por exemplo, ao golpe de machado.
    Hoje não plantaria o ivorense de jeito nemhum! – Estou pagando caro com a esperiência.
    Caratinga – MG

  44. Olá, sou novo também nessa área e gostaria de pedir ajuda em algumas questões…Estou plantando o k. ivorensis…moro no sul da Bahia…com indice pluviometrico acima de 1600mm/ano…
    Então…a minha preocupação é a seguinte…daqui a 12 a 15 anos vou ter mercado para escoar minha produção? Como funciona o preço da madeira por m³…o QUE REALMENTE É PAGO pelos compradores…Entre outras duvidas…Se alguém por ventura puder me ajudar com essas e outras informações adicionais, fico grato.
    att.
    Meu e-mail é inacio_agro@hotmail.com

    • Estive pesquisando e perguntei para um senhor a respeito do escoamento da produção e ele me disse que sobre a quantidade plantada, não é viável plantações abaixo de 10 ha, pois depois de todo o ciclo (10 a 15 anos), seria difícil a venda da madeira pois não é viável para uma serraria ir até a plantação pela pouca quantidade; perguntei pois possuo apenas 3 ha disponíveis para a plantação.
      Você recebeu alguma resposta sobre sua dúvida?

  45. Olá, gostaria de saber se o mogno africano senegalense, tolera geadas, a altitude é de 100 metros e uma média de 2000 mil de chuva bem distribuido, no Rio Grande do Sul. Estou fazendo uma pequena amostra, plantei em setembro e esta bem desenvolvido, minha duvida é o inverno e a geada.

  46. Boa noite,
    possuo um plantio de mogno africano (k. ivorensis), e faço reserva de mudas
    quem tiver interesse entre em contato. As reservas tem que ser feitas antecipadas, pois a colheita das sementes tem inicio em outubro e a entrega das mudas em janeiro.

  47. Boa tarde!
    Tenho um terreno de +- 1h vou plantar umas 200 mudas de mogno africano.

    Gostaria de saber se quando tiver na época de cortar precisa de licença?

    Grata

    Sueli

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>