Blog Mogno Brasileiro em 2010!

Gente, que correria viu! Final de 2009 com mil coisas para resolver, eu ainda ficando noivo e correndo atrás de mais 1000 coisas no trabalho agora em 2010 (tenho empresa de desenvolvimento de sistemas www.triadbrasil.com.br).

Mas os plantios continuam!




O plantio irrigado, (esse que sempre relato no blog) está bem desenvolvido! Tem espécie de mogno brasileiro, cedro australiano e guananti bem maior que eu (estão com uns 2 metros)! Isso com pouco mais de 1 ano. Estamos bem satisfeito com o custo/benefício do nosso plantio. Claro que tem muda que está mais atrasada, pequena… Mas em breve estarão enormes também e tudo vai dar certo.

Bom, a novidade é que já estamos trabalhando em outro 1ha de terreno plantado! As mudas já estão no chão (desculpe pela “traição” de até agora não ter relatado isso em detalhes) e em breve tiro fotos e relato nossa evolução. O tempo está muito corrido para nós nesse primeiro mês do ano…

Estamos correndo contra o tempo para eliminar as pragas (formigas e cupins) e plantar tudo agora na época de chuvas (repor aquelas que morrerem, inclusive). Já está tudo bem encaminhado! Estamos com essa pressa toda porque esse novo plantio não terá irrigação.

Bom… essa é a posição sobre nossas evoluções. Trago fotos em breve sobre como está esse novo plantio e o que já gastamos com ele.

Abraço e ótimo plantio a todos em 2010!!!!!

34 thoughts on “Blog Mogno Brasileiro em 2010!

  1. Olá. Esta é minha primeira manifestação no blog, que achei muito bem feito e de utilidade pública. Acho louvável alguém compartilhar experiências e mostrar técnicas para pessoas que nem conhece!

    Enfim, no momento, somente uma pergunta: por que desistiram da irrigação? O custo-benefício não foi atraente?

  2. Cara,

    Mande essas fotos. Todos nós, como eu que planto mogno, ficamos anciosos para ver a evolução do plantio e se as árvores já estão com mais de 2 metros então…
    Poste essas fotos ou me mande por e-mail, incluse do novo plantio.
    Uma abraço.

    Marco Costa

  3. Olá, Henrique.

    Nesse local onde plantamos não tem água tão perto quanto no nosso primeiro plantio. Existe sim uma possibilidade de irrigarmos lá, mas estamos fazendo a experiência de ver como é o plantio sem irrigação também.

    Estamos passando por algumas dificuldades, por certo, por a água não cair no pé das mudas todo dia, já no solo.

    Essa semana mesmo não caiu 1 mm de chuva lá na região, o que está nos deixando preocupados (uma vez que foi necessário realizar um replantio de algumas mudas que morreram).

    Mas vamos esperar. Vem água aí ainda e creio que tudo dará certo.

    Nas primeiras mudas que plantamos nesse novo terremo e pegaram boas chuvas (e não foram saqueadas por cupins ou formigas) estão ótimas!!! Boas mesmo.

    Tiro fotos depois e mostro aqui.

    Mas uma coisa é fato: plantar com irrigação é o mais bacana para um projeto, com certeza.

    Abraço e continue conosco!

  4. Olá, Pedro.

    Não estamos com nosso licenciamento 100% ainda não. Sei que é necessário que a área esteja em local devido, não pode ter sido proveniente de local de desmatamento atual (desmatamento de reserva legal) e perto de onde passa água. (córregos, rios, etc). Existe inclusive distância certinha que se pode plantar, longe da água e tal…

    Assim que tivemos toda essa documentação, vou mostrar aqui no Blog. Esse ano resolvemos isso com certeza.

    Fotos documentando todo o projeto nós já temos.

    Abraço e continue conosco!

  5. Olá Guilherme,

    Estou com muitas dúvidas na compra dos materiais para construção do sistema de irrigação lá que estamos querendo fazer, em Nazareno, MG. Melhor seria eu te ligar, ou lhe pagar uma cerveja ou café, mas vou tentar colocar aqui minhas angústias. É até melhor, pois os outros blogueiros poderão aproveitar das respostas.

    Moro em Belo Horizonte, cerca de 1500 mudas de Mogno, em espaçamento de 4mx4m entre as mudas (que têm 25cm), em covas, em uma propriedade rural próxima ao município do São João Del Rey, em MG. Pretendo fazer irrigação por gotejamento e, portanto, vou necessitar de 1500 gotejadores da Agrojet. No entanto, tenho algumas dúvidas, pois é a primeira vez que estou fazendo isso.

    Preliminarmente, quanto à fábrica das mangueiras. Olhei na RECONTA, BEMPLAST e POLIMASTER. Qual tem o melhor material?

    1 – Considerando a quantidade de mudas e que vou plantar em uma área quadrada, de leve declive, de +-180metros de largura e +-180metros de comprimento, gostaria de saber qual seria a mangueira mais indicada, que material e que diâmetro. Estamos pensando em utilizar uma adutora central de 1pol. e as secundárias de 0,5pol.

    2 – Como saber a pressão que essa mangueira deve suportar, ou seja, qual a espessura que a parede dela deve ter?

    3 – Espessura da parede é proporcional ao que guenta de pressão? No meu caso, vou aproveitar a força da gravidade, já que vamos puxar água da nascente de um córrego, em um desnivel de +-20metros, ou seja, uma coluna d’água de 20metros. Qual seria a mangueira adequada para aguentar essa pressão?

    4 – Além disso, qual o gotejador mais aconselhável? Estava pensando no azul, regulável, G-2, da agrojet, pois poderia regular melhor, já que a pressão seria constante. A mangueira ficaria enterrada ou suspensa?

    5 – Seria necessária bomba, para aumentar a pressão?

    6 – Preciso de algo para que não dê bolhas de ar? Preciso de filtro?

    7 – Algum outro cuidado devo ter?

    Obrigado

  6. Gostaria de lhe falar pessoalmente com urgência, para pedir uma opinião sobre a compra das mangueiras que estou precisando fazer. Poderia me passar seu tel por e-mail?

    Por favor.

    Obrigado

  7. Bom dia !
    Demorei pra entrar em contato, pois trabalho embarcado em plataforma e estive trabalhando muito…risos
    Bom, agora que fui solto..risos quero tirar algumas duvidas, se for possível.
    Eu arrumei umas terras em Cambuí -MG , e gostaria de saber se vcs tem alguma notícia, sobre a região, se tem algum conhecido que tenha plantação de mogno e cedro, e se esta dando certo.
    Outra coisa, é que o terreno esta em declive, teria problema em fazer o palntil ? na região muitas pessoas estão plantando eucaliptos. Algumas plantações de eucaliptos estão plantados em terrenos com muito aclive, e da certo. será que com o mogno tambem daria ?
    fiz análize da terra no ICASA-campinas, e irei precisar corrigir a terra com alguns componentes……sendo assim, quero saber tb, se ao arar a terra, e fazer o preparo do solo, essa camada superficial será o suficiente para a plantação no inicio.Mas e quando ela tiver maior e for se desenvolvendo ? o solo nas camadas inferiores onde a raiz for crescendo…..como irei saber se irei precisar mais de adubo ? e se precisar, esse adubo pode ser colocado superficialmente em volta das arvores, a fim de penetrar no solo ?
    Ah !! e respondendo sua pergunta anterior, Sou de São Paulo, mas o sitio em que irei plantar, é de minas ( Camboí-MG ), e quando solicitei uma visita para ver como é a sua plantação, é pq minha cunhada ( socia ), queriamos tirar algumas duvidas a mais e ver pessolmente tudo acontecer.
    Se não tiver problema pra vcs, poderiamos marcar um final de semana.
    Aguardo contato.
    Marcos Beyer
    Cel: 11-77446364
    ID: 11*82282
    marcosbeyer@hotmail.com

  8. Ola Prof.

    Boa noite,

    Tenho uma curiosidade sobre o mogno e possivel cultiva-lo em qual altitude max e minima? Como tambem temperatura maxima e minima?
    Sera que seria possivel na Bolivia?

    Aguardo seu contato,

    Grata,

    Soraia

  9. Olá, Henrique.

    Várias perguntas e algumas das necessidades que está tendo, não tivemos, por isso não temos com responder todas…

    Mas vamos as que podemos ajudar:

    1- Não conheço marcas de mangueiras. Fizemos orçamento em uma loja de Lavras-MG e outro orçamento em Sete Lagoas-MG. Estou com o orçamento aqui em mãos (de Sete Lagoas) e as mangueiras flexíveis são da BEMPLAS. Creio que essa atenda bem.

    2- No momento em que for especificar o que precisa no orçamento de uma loja, pergunte sobre isso. Isso varia, dentre outras coisas, com a especificação da mangueira que irá comprar.

    3- Não sei exatamente. É preciso chamar alguém que calcule isso para você. Mas creio que isso não tenha problema com as mangueiras que existem no mercado. Não será tanta pressão assim a ponto de arrebentá-las (mas por certo é melhor chamar um técnico para realizar esses cálculos).

    : )

    4- Nós mantivemos as mangueiras sobre o solo, não enterradas. Utilizamos os 2 tipos de gotejadores que citou (porque o mais simples, geralmente pretinho e sem regulagem, acabou quando estávamos quase terminando de furar as 3 últimas linhas do plantio e na loja onde compramos só tinha restando os azuis com regulagem para vender…).

    5- Esse cálculo também pode ser feito. Nós utilizamos uma bomba Schneider (BC-91s) http://www.schneider.ind.br/_slg/uploads/f71ae9ea4b4df7b545f26d7e70d24d09.pdf
    Caso a pressão da gravidade não goteje em toda a área necessária, por certo precisará de uma dessas. Elas custam em torno de R$ 615,00 (orçamento de 21/01/2009).

    6- É fundamental manter a água limpa. O que puder ser feito para filtrar é bem vindo. Os gotejadores entopem atoa! Bolhas creio que nem tanto. Mas caso utilize bomba mesmo, as bolhas não podem acontecer com frequência…

    7- Fure as mangueiras com um furador especial (não sei o nome dele) que permite perfeitamente que os gotejadores sejam conectados. Fazer furinhos com canivetes ou outras ferramentas que não permitam furar na espessura correta pode levar a vazamentos indesejados e, consequentemente, perda de água e pressão nas mangueiras.

    Espero ter ajudado. Estou citando aquilo que aprendemos. Por certo outros técnicos em plantio podem te dar aí várias outras dicas.

    Abraço!

  10. Olá, Marcos.

    Não tenho conhecimento sobre essa região, mas por certo não tem problemas com o plantio do Mogno Brasileiro.

    As situações da área que tem são bastante peculiares, ao meu ver. Não tivemos problema com relevo pois plantamos numa área praticamente plana, mas por certo é possível sim plantar em áreas que não sejam planas.

    Sugiro que realmente veja exemplos que plantios na sua região. O plantio de eucalipto pode ser mesmo uma ótima referência para o seu caso.

    Espero que tenha sucesso no seu plantio!

    Estamos fazendo, na nossa fazenda, mudas de Mogno Brasileiro e Cedro Australiano agora no início do ano. Em julho teremos disponíveis em torno de 1000 mudas de cada espécie para venda.

    Abraço!

  11. olá Guilherme

    Obrigado por entrar em contato.
    Quero saber mais sobre as mudas de mogno e cedro, pra quando poderá entregar ? e a qual preço ?
    poderia me enviar os dados por e-mail ? ( marcosbeyer@hotmail.com )
    Aguardo contato, para que possamos fazer negocio.
    Att
    Marcos Beyer

  12. Olá pessoal..
    Moro em Piracicaba/SP, e gostaria de saber mais sobre o plantio de mógno brasileiro.Gostaria de saber se posso fazer uma visita para saber como se faz o plantio. Estou interessado em plantar na fazenda do meu sogro que fica em Minas.
    Se alguem puder me ajudar, desde ja agradeço.
    Um abraço.
    Paulo

  13. Olá, estamos querendo começar agora uma plantação de Mogno, mas gostaríamos de saber quais são os melhores locais para isso.

    Pensamos no Vale do Paraíba/SP, vocês saberiam dizer se lá é um bom local para se plantar, ou se conhecem alguém que planta naquela região?

    Aonde acho artigos sobre solos ideais, irrigação, área para plantio?

    Muito obrigado.

  14. Olá Mario, eu tenho uma plantação com 10 anos de idade na região noroeste de São Paulo, mais precisamente na região de São José do Rio Preto. Fica proximo da sua região.
    Se quizer conhecer o reflorestamento entre em contato. email renato.engel@bol.com.br

  15. olá Guilherme

    Obrigado por entrar em contato.
    Quero saber o valor das mudas do mogno que vc tera pra julho ?
    uma pergunta, a muda ou a semente, tem algum tipo de registro ? ou posso comprar e plantar de qualquer pessoa ?
    pergunto isso, pq nao quero ter problemas na hora de cortar…. e se tiver registro, tenho que apresentar em algum lugar ?
    poderia me enviar os dados por e-mail ? ( marcosbeyer@hotmail.com )
    se puder entre em contato por telefone nextel
    ID: 11*82282 Fone: 11-7744-6364
    Aguardo contato, para que possamos fazer negocio.
    Att
    Marcos Beyer

  16. Boa noite,
    Tenho uma chacara de 5 hectares no norte do paraná, para ser mais expecifico em arapongas, gostaria de saber devido ao clima se é possivel plantar o mogno brasileiro, tenho muito interesse de começar a cultivar, quantas mudas posso plantar por hectare.
    Aguardo sua resposta
    Boa noite

  17. boa noite Guilherme!
    pesquisei a repeito do mogno e tenho intenção de começar uma plantação dessa arvore como consigo as mudas desde ja agradeço

  18. Oi..
    Primeira x aqui… Gostaria de saber se 1- plantar mogno e melhor que seringueira 2-mogno africano e melhor que o brasileiro 3- onde compro mudas melhores… estou ao sul de GO (ipameri)…
    Grato
    Joel

  19. Bom dia Guilherme!

    Estou interessado em começar um plantio de mogno, em aproximadamente 1 hectare, numa região bem proxima a sua, em Santana de Pirapama. Gostraia de saber se vocês possuem mudas para venda? e principalmente trocar idéias à respeito da melhor forma de plantio, custo inicial aproximado e etc…

    Muito bacana, a iniciativa do site!

    Abraço!

    Michael Barbosa
    mvbpereira@gmail.com

  20. Olá Guilherme, sou de São Carlos e tenho uma empresa de Paisagísmo e reflorestamento e faço trabalhos de reflorestamento e atualmente possuo mudas de mogno brasileiro e teca. Estou iniciando um plantio em uma área da fazenda e gostaría de saber qual o espaçamento devo utilizar. Não pretendo fazer consociação com outra espécie para aproveitar melhor a área. Nesse caso, será que terei problemas com a broca do ponteiro ou posso controlar com praticas fisicas e químicas. Parabéns pelo Blog.Caio

  21. ola sou angelica moro em leopoldina mg …estou querendo plantar mogno ai tem uns fazendeiros aqui que plantarao e disserao que tem uma pessoa que ao ele terminar de fazer seu plantio no seu terreno ele vem e compra todos pes de mogno ja plantado . exemplo tenho la 2 mil pes plantado vendo por 150 mil reais tenho que lhe garantilo que durante 10 anos cuidarei das arvores e no final quando passar 10 anos ele corta as arvores e o terreno volta a ser meu mais tenho que cuidar pra nao morre alguem sabe a respeito disso pq seria um lucro bom pr mim o dinheiro adiantado ne do que esperarr 10 anos pra ter lucro secaso alguem interessar me proucurar que plantarei meu sitio de 6ha de mogno e compraria outro e plantaria tambem quero resposta se possivel email angelica_guerra_@hotmail.com abraços

  22. Guilherme, muito bom dia.

    Meu nome é Celso e tenho uma propriedade em Aguaí, Estado de São Paulo, entre São João da Boa Vista e Mogi Guaçu, uns 60 km do Sul de Minas.
    Gostaria de saber mais sobre o plantio de árvores. Qual, em sua opinião, a melhor opção para o momento. Tínhamos laranja e agora temos que decidir o que plantarmos, vez que as arrancamos.
    Aguardo e agradeço contato.
    Forte e grande abraço.
    Celso

  23. Bom dia amigo,

    Hoje estou estudando plantar Mogno so que pesquisei a Teca e vi que seu sera no futuro bem mais cara que o Mogno e não ha pragas que as ataquem, ja o Mogno tem muitas pragas tornando sua produção muito cara, a Teca tera valor em media de 2mil dolares o metro³ contra 1000 reais o de Mogno.

  24. Olá sou estudante e estou desenvolvendo uma pesquisa com o mogno brasileiro e estou precisando de uma informação importante, quanto de mogno tem plantado no norte de minas. Se alguém puder ajudar agradeço!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>