Ponteira das mudas em ótimo estado

Quero mostrar nesse artigo a situação das ponteiras (ápices) das espécies que plantamos em nosso projeto.




Como já citado várias vezes, plantamos mudas de guanandi, cedro australiano e mogno brasileiro. Já se passaram quase 7 meses de plantio no solo, pouco mais de 1 ano e meio de projeto desde o plantio das sementes.

Como podemos ver, as fotos abaixo ilustram bem a saúde de nossas plantas (idade média de 1 ano desde a germinação):

Ponteira (ápice) - cedro australiano

Cedro Australiano

Ponteira (ápice) - Guanandi

Guanandi

Ponteira (ápice) - Mogno Brasileiro

Mogno Brasileiro

Como dica de leitura sobre plantio consorciado, leiam o artigo:

Assis Brasil Guimarães Neto , Jeanine Maria Felfili, Gilson Fernandes da Silva, Lucas Mazzei, Christopher William Fagg e Paulo Ernane Nogueira (AVALIAÇÃO DO PLANTIO HOMOGÊNEO DE MOGNO, Swietenia macrophylla King, EM COMPARAÇÃO COM O PLANTIO CONSORCIADO COM Eucalyptus urophylla S. T. Blake, APÓS 40 MESES DE IDADE).

Abraço a todos!

40 thoughts on “Ponteira das mudas em ótimo estado

  1. Opa..

    Minhas mudas estao indo pro campo esse mes de dezembro. como é uma area morrada ta dando mais trabalho. Total de 8 mil mogno e mais 8 mil cedro.

    Não estou plantando consorciado porque acho q não vai dar certo. Ano passado plantei tambem o cedro, mogno e Guanandi, o ultimo morreu 90%..precisa de 3x mais de agua! Acho que vai ficar muita diferença no crescimento. Cedro australiano crescendo muito…mogno em um segundo patamar e guanandi por ultimo.

    Quanto ao plantio de 4 x 4 a foto que vc diz ser o melhor pé de mogno, quase do seu tamanho, retrata que talvez seja mais interessante o plantio de 3×2. Já que algumas mudas se destacam. Ano passado plantei 5 x 5 e tenho muda de 4metros, e tenho muda de 60centimetros recebendo o mesmo preparo de solo e mesma quantidade de água e sol. Isso me fez optar pelo plantio 3×2 para deixar apenas as boas mudas no primeiro desbaste de 4 anos e apenas as melhores no segundo desbaste aos 8 anos.

    Talvez se for plantar mais os 5 ha que planejam, seja mais interessante pensar na possibilidade do desbaste, até economicamente seria melhor, apesar de gastar um pouco mais com a irrigação e mudas no inicio, mas no segundo desbaste ja vende madeira boa. com baixo valor economico, mas capaz de pagar todo o investimento.

    Tive problemas com a broca mas rapidamente controlado com o uso quizenal de FOLISUPER. Acredito que possam ter algum problema no final de janeiro…fevereiro…março… os meus surgiram após 6 meses que as mudas foram para o campo.

    Tenho fotos das mudas atacadas, e tambem delas se recuperando apos cuidados tomados, caso seja do seu interesse.

    Em janeiro espero meu plantio está completinho sem problemas, e ai vou partir para a parte mais critica para o bolso…. Irrigação. Ainda estudo uma forma de captação de agua em baixo para encher caixas em desnivel de 120 metros… As carneiras abre o bico e nao guenta. Inicialmente algumas rodas dagua estao interessantes.

    No mais grande abraço,

  2. Só mais um comentário. Ao fazer minhas mudas de mogno, eu percebi que é muito viavel produzir mudas de mogno frente ao preço praticado no mercado. Como tive que montar uma estrutura com sementeiras e viveiro,no ano de 2010 vou dar inicio a produção de mudas de mogno de primeirissima qualidade para comercialização. Se precisarem para o proximo plantio, acredito a partir de agosto ja ter mudas para entregar. Somente mogno. E tenho cominhão na fazenda, o que facilita ainda mais a questão da entrega…
    Boa sorte pra voces! abraços.

  3. Caro amigo, tenho procurado informações sobre a germinação do cedro Australiano, pois estou tendo um pouco de dificuldade para tal ato.
    temos uma estufa coberta por sombrite a 50% e não estamos tendo êxito na germinação do cedro.
    Por outro lado, a germinação da ácaca mangium atingiu 98% na ultima semeadura.
    Algum segredo que vc possa copartilhar?
    Meu e-mail para contato é alex_previdelli@hotmail.com
    Muito obrigado

  4. Olá, Ale.

    Não vi segredo algum para produzir as mudas de cedro australiano, aliás, foram as que achei mais fáceis.

    Nosso sombrite era de 30% e foram plantadas, no meu caso, em tubetes com substrato comprado. A irrigação nos tubetes era diária. Atualmente elas em campo estão com desenvolvimento surpreendente.

    Sucesso no seu plantio!
    Abraço e continue conosco!

  5. Pelo que pude observar nas fotos das suas mudas de cedro, os seus tubetes são maiores que os meus.
    Usei a mesma técnica que vc, substrato comprado com 5 a 6 sementes em cada tubete. Li algumas matérias sobre o assunto onde diziam que seria interessante fazer uma mistura de substrato com areia fina lavada, em outra dizia que o ideal era o plantio em sementeira com cobertura de saco de estopa.
    A minha dúvida é quanto a irrigação, pois temos um sistema Gardena e faz 3 regas diárias de 20 minutos cada. Imaginei que pudesse ser excesso de água.
    Você pode me dizer algo sobre a irrigacão no período de germincação?
    Se quiser posso compartilhar fotos de nosso viveiro, mesmo sendo feito por um advogado e um dentista ficou bem bacana.
    Abraços
    “Os mais sábios são os que compartilham o conhecimento”

  6. Olá, Ale.

    Colocamos apenas o susbtrato nos tubetes, ou seja, não fizemos mistura alguma com areia. Nosso tubete não é pequeno mesmo não.

    Em períodos de muito sol, mesmo sob sombrite de 30%, molhávamos 2 vezes ou dia (de manhã e a tardinha). Períodos chuvosos, claro, nem molhávamos.

    Mande suas fotos sim, Ale. Envie para guilherme.mascarenhas@gmail.com e coloco no meu próximo artigo do blog. Será um prazer mostrar também o seu plantio!

    Advogados e dentistas são inteligente pra caramba, rapaz, que isso!! Cientistas da Computação (como eu) também são…plantamos até árvores, rapaz! Mas é bom ter orientação de quem entende, no caso, meus irmãos são da área e conhecem.

    : )

    Abraço!

  7. Ola Guilherme,
    Entrei em contato com vc alguns meses atras por que eu estava interessado em mudas de mogno brasileiro..vc lembra?
    mas como moro em Curitiba, e o trasnporte seria arriscado para as plantas eu desisti.
    O problema é que nao arranjei outra forma para transportar, e muito menos quem fornecesse mudas na regiao.
    Por tanto gostaria de saber c vcs ainda tem mudas disponíveis, e se nao tiverem quanto tempo leva a geminação das sementes..
    Obrigado.
    Desculpe o incomodo..
    Aguardo respostas.

  8. Oi estou interessado em plantar o mogno brasileiro, tenho uma área de 5 ha, e quero saber mais informações, e se possível, fazer uma visita do seu sitio para aprender mais sobre o assunto.
    Aguardo Contato.
    Marcos
    11-7744-6364 – nextel

  9. ah , equeci de dizer ….Parabens pelo site…..vejo aqui que todos estão juntos dando apoio e dividindo informções importantes sobre o assunto. Muito legal mesmo !!!!

  10. Olá, Willy.

    Estamos fazendo um novo plantio (inclusive irei escrever sobre ele em breve) e nossas mudas estão todas voltadas para esse plantio no momento (mogno brasileiro e cedro australiano).

    Compre sementes na mão do Wilian (www.sementescaicara.com.br) de mogno brasileiro e plante você mesmo. Em 30 dias você terá mudas germinadas. Mas precisará de mais uns 2 meses para elas se adaptarem melhor ao sol (sugiro utilização de sombrite de 30% nos primeiros 40 dias).

    Não é difícil plantar não. Irrigue 2 vezes ao dia, em períodos em que não chover nelas.

    Quantas mudas você estaria precisando?

    Abraço!

  11. Olá, Marcos.

    Você é daqui de Belo Horizonte mesmo? Podemos combinar depois sim. Outras pessoas inclusive já me pediram isso, mas eu e meus irmãos estamos numa correria nos últimos tempos!

    A gente olha isso com calma e depois marcamos de ver lá sim.

    Dê uma olhada em todos os artigos que escrevemos (desde o início) e terá boas informações sobre como foi nossa evolução. Qualquer dúvida, estamos todos aí para ajudar.

    Obrigado pelos elogios! A evolução aqui é feita por todos. Quando começar a plantar aí, nos conte depois está ficando!

    Abraço e continue conosco!

  12. Olá, Rafael.

    Existem gastos fixos e variáveis no projeto. Fixos podemos citar os materiais utilizados na irrigação, plantio, produção de mudas, mão-de-obra contratada, etc.

    Variáveis é a gasolina que se gasta para ir a fazenda levar insumos para o projeto, sua própria mão-de-obra (nós irmãos metemos a mão na massa o tempo todo!), luz, etc…

    O gasto fixox estão em torno de R$ 7.000,00, por enquando, para o plantio desse primeiro hectare com irrigação. Nesse valor está contabilizado o gasto com trator também.

    Se você ler os artigos do blog, saberá tudo que utilizamos. Detalhes da irriagação estão em: http://www.mognobrasileiro.com.br/?p=77

    Espero ter ajudado!

    Abraço e continue conosco!

  13. ola pessoal eu estou me preparando para fazer um invetimento no plantio de arvores nativas, mas estou com duvidas em qual especie plantar, minha intencao seria plantar o guanandi, pois eu li um documento escrito por uma empresa de reflorestamento que o mogno esta proibido de ser plantado por causa da broca que ataca o ponteiro alguem poderia me esclarecer algo sob esse assunto.
    um abraco a todos.
    espero resposta obrigado.

  14. Pessoal,

    plantei Mogno Brasileiro no municipio de Vazante-MG num total de 720 mudas em pouco mais de 1 ha ( Espaçamento 4×4 ). O local de plantio era uma área de pastagem com braquiaria e infelizmente o pessoal que preparou o terreno para mim não fez bem o serviço e agora após o início do período chuvoso a braquiaria brotou que nem praga entre as plantas de mogno.
    Tenho receio do mogno ficar competindo com a braquiaria em quem vai crescer mais rápido e estou interessado em esterminar esta praga.
    Estava pensando em aplicar randap na braquiaria porém tenho receio do veneno atacar o Mogno.
    Venho até vocês para me orientarem qual a melhor estratégia, ou seja, deixo a braquiaria quieta no lugar fazendo somente o coroamento das mudas ou a extermino com algum produto?
    Aproveito também para perguntar qual o tratamento que tem que ser dado ao Mogno após o seu plantio ( adubação, etc )?
    No período chuvoso estou aplicando quinzenalmente COLACIDE + FUNGICIDA.
    Agradeço antecipadamente qualquer ajuda.

    Abraço a todos e feliz Ano Novo com muito sucesso em seus plantios.

  15. boa noite!

    estou interesado em plantar mogno, gostaria de saber qual o preço medio por muda no mercado, e com quanto anos se tem o tamanho ideal para obter o melhor custo benefio.

    abraços, feliz 2010!

  16. Boa noite. Li algumas matérias acerca de cultivo do mogno gostei, e plantei, em dezembro de 2009 01 ha, consorciado com cedro australiano 4X5m. total 500 mudas numa ha. Quero plantar mais 08 ha no final de 2010, e procuro por sementes, técnicas de cultivo para elaboração de mudas para diminuir custos, e também onde posso conseguir adquirir o colacid. Minhas plantas estão em Presidente Olegário/MG.
    Pensamento positivo:
    Nenhum de nós è tão bom quanto todos nós juntos”

  17. Boa tarde. Gostaria de saber quais são as razões para o plantio consrociado de mogno, cedro e guanandi? É somente economico ou tem algum outro motivo?
    Ouvi dizer que o cedro é toxico para a broca do mogno e ajuda no controle, é verdade?
    Estarei em Lavras para a formatura de curso de agronomia essa semana e se puder me enviar um telefone de contato gostaria de me encontrar com vc.
    Obrigado.

  18. Olá, Vitor.

    O plantio não está proibido pela existência da broca. O plantio fica difícil de cultivar por causa dela, entende?

    Para isso algumas medidas precisam ser tomadas. Dê uma olhada boa nos comentários que estão aqui no Blog e nos artigos que já escrevemos e verá algumas saídas para o problema da broca.

    O guanandi é realmente muito bom de ser plantado, talvez não tenha o mesmo valor $$ na venda, mas é mais tranquilo quanto a problema com pragas.

    Nossos guanandis plantados estão muito bonitos e recomendo sim o plantio dessa espécie, que é a primeira madeira de lei do nosso país.

    Abraço e continue conosco!

  19. Olá, Heuser Hortmann.

    Estamos passando exatamente pelo mesmo problema seu com o braquiária.

    Já fizemos o coroamento e vamos passar roçadeira em todo o resto do capim. (isso é viável talvez por nosso terreno ser de apenas 1ha) Não optamos pelo remédio.

    Fizemos adubação foliar depois do plantio (1 vez) e aplicação de remédio contra cupim (Confidor da Bayer: http://www.bayercropscience.com.br/site/nossosprodutos/protecaodecultivosebiotecnologia/DetalheDoProduto.fss?Produto=31) . Para jogar o remédio, utilizamos o sistema de fertirrigação (irrigação por gotejamento pode sugar por um cano o conteúdo de um balde e jogar no pé de cada muda!)

    Jogamos também NPK no pé de cada muda, após o plantio.

    Sucesso no seu plantio!

    Abraço e continue conosco!

  20. Olá, Erick Batista.

    Tenho visto mudas de mogno brasileiro de preços variados. O valor vai depender da quantidade que pedir.

    Em média, vi mudas (para 1000 unidades mínimas de pedido) a R$ 3,50.

    Estamos planejamos realizar o corte com 20 anos. Já li alguns estudos mostrando um acréscimo bem relevante dos 15 até os 20 anos do diâmetro das árvores.

    Abraço e feliz 2010 pra você também! Sucesso aí!

  21. Olá, Marcelo Gomes.

    O Gabriel, meu irmão, estava morando em Lavras, mas já se mudou (agora em Janeiro/2010). Pena, pois ele teria o maior prazer em encontrar com você.

    O plantio consorciado é a tentativa (por enquando com sucesso) de afastar mesmo o broca do mogno brasileiro, plantando espécies de ótima adaptação para a região (próximo a Sete Lagoas).

    Já ouvi falar também sobre essa vantagem do cedro australiano, mas não li nada muito concreto a respeito.

    Abraço e sucesso!

  22. guilherme,bao !! tava pensando assim;em vez de plantar 1 alq.plantar essa mesma area em divididas parcelas longe umas das outras.com objetivo d evitar a broca.entendeu??

  23. vou plantar mogno e moro na regioa de curitiba. tem algum relato sobre a espécie nesta região ou precisa ser mais quente?
    O melhor espaçamento é o 4 x 4 mesmo?
    Grata Polyana

  24. Gostaria de deichar um importante comunicado a todos, não é desanimando e sim alertando, os valores que aparecem em todos os sites pagos por m³ das madeiras ( Mogno, Cedro Australiano Guanandi e outros) de fato são muito atraentes. Mais são valores pagos por m³ serrado, madeira preparada por madereiras, o valor só da árvore cortada em m³ é muito mais baixo, procurem informar disso! Um abraço Gustavo

  25. Ei, polyana.

    O espaçamento pode ser 4 x 4 se quiser aproveitar o terreno depois para outras atividades. Um plantio mais denso dificulta o plantio consorciado depois e até mesmo pode matar capim que esteja embaixo nas plantas, caso queira manter um pasto.

    Regiões muiito frias costumam atrasar um bocado o crescimento. Cheque isso com um técnico na sua região, ok?

    Espero ter ajudado.

    Abraço e continue conosco.

  26. Olá, Gustavo.

    É….. tudo se mostra muiiito atrativo, mas sei que não é bem assim.

    E outra…daqui a bons anos, como isso será?

    Nós aqui plantamos pensando o seguinte: madeira é um trem que está ficando escasso, principalmente de algumas espécies bem comerciais e que são vendidas ilegalmente hoje. Se a gente plantar em quantidade e qualidade, por certo isso deverá render bons frutos no futuro…

    Agora…quando vai ser exatamente o preço? Temos nem idéia… Acreditamos muito que será um ótimo preço, nada mais que isso.

    Ficar colocando preço para investimento de 15 anos e para uma quantidade de árvores que não se sabe que estarão vivas até lá é um pouco bobagem.

    Plante, cuide e aproveite a natureza.

    : )

    Abraço e suceso!

  27. tenho uma lavoura de mogno de 4 hectares
    ja tenho arvores de 3 metros, uso furadam para combater a broca de seis em seis meses dou um combate
    da uma olhada no meu album no orkuthttp://www.orkut.com.br/Main#UniversalSearch

  28. Bom dia estou em busca de todo tipo de informaçao sobre o plantio de mogno brasileiro. Pois plnatarei em 1hct.Vou iniciar este projeto sozinho,onde posso encontrar ajuda.

  29. minha família herdou 7hec um pequeno sítio em Tupã sp região de Pompéia, Herculandia. oeste paulista. como legalizar a plantação de mogno e guanandi e andiroba ? qual o espaçamento? pode plantar um hec e um ano depois plantar o segundo hec e assim por diante? em 8 anos qual o tamanho da árvore? plantar junto com bananeiras é bom? como é feita a venda. não conheço ninguém fora do Brasil como é feito essa venda? vende as toras ou outro corte? pode plantar junto jacarandá?

  30. em tempo obrigada pela oportunidade de conversar sobre esse assunto que è tão importante e dificil de encontrar informação. obrigada Sueli.

  31. Vou começar uma plantação de mógno, favor me passar o maior número de informações possíveis sobre o assunto, desde a aquisição de mudas, covas para plantio, espaçamento, adubação,qual das duas espécies é melhor, ouví falar que o valor da madeira é bem melhor do mógno brasileito é bem superior ao africano.
    Gostaria também de informações sobre créditos de carbono.
    Obs- Estou na Amazônia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *