Nosso segundo hectare plantado

O segundo hectare está plantado e as mudas já estão crescendo. Dessa vez não tem Guanandi: é só mogno brasileiro e cedro australiano, plantados um diferente do outro na sequência, sempre variando.

Tivemos problemas com cupim e formiga e, aliás, persistem as formigas, mas de forma controlada. Está sendo necessário vistoriar o terreno semanalmente.

Ficar sem vistoriar significa perder mudas plantadas na certa. Formigas fazem mais hora extra do que médico de Hospital de Pronto Socorro. (aliás, trabalham a noite também que é uma beleza! Cortam tudo!). Quem dera se fôssemos bons de serviços como elas. Segue aí um video muito interessante de como é a organização das formigas. Vale a pena assistir!!! (As saúvas – Uma sociedade de formigas)




Mesmo com toda essa vistoria e cuidado no plantio, houve uma perda por volta de 25% das mudas plantadas. Fizemos 3 replantios, mas nossas mudas estavam pequenas demais no replantio e sofreram com o sol forte e período sem chuva de 3 semanas.

Graças a Deus choveu nessa última semana (como já disse no artigo anterior, esse novo plantio não tem irrigação). Choveu forte inclusive. Isso deu força para todas as mudas plantadas no novo terreno. Os 75% restantes estão evoluindo muito bem e já tem muda com dois palmos de comprimento.

Essa parte da nossa fazenda tem uma terra boa, mas o terreno estava muito batido e, claro, passamos trator para preparar o solo. Em seguida, furamos os buracos para as mudas. Isso tudo aconteceu em dezembro 2009 e janeiro/2010. Reposições de mudas que morreram aconteceram até início de fevereiro.

No final de 2010 e início do ano que vem, quando entrarmos novamente no período de chuvas, provavelmente iremos fazer o novo replantio, com mudas maiores que já estamos fazendo desde já. Reparamos que, para plantios onde não há irrigação ou período extenso de chuvas, é interessante plantar mudas mais desenvolvidas. Mudas muito novas sofrerão demais em períodos de sol forte e falta de água, mesmo no período de chuvas.

Bom, enquanto isso, um dos nossos exemplares de mogno brasileiro no plantio irrigado já está com uns 3 metros ou mais. Temos exemplares de cedro australiano nesse plantio com uns 2 metros. Guanandi estão com uns 1,80m mais ou menos. (Citei aqui os maiores exemplares do plantio irrigado. Existem exemplares que estão menores, mas estão todos evoluindo bem). Nosso plantio irrigado irá fazer 2 anos em breve.

Em breve contaremos aqui como está o comportamento dessas 2 espécies no plantio novo, sem irrigação, e poderemos concluir quem está se saindo melhor: cedro australiano ou mogno brasileiro. Espero que dê empate e ambos estejam ótimos, senão vamos ter que plantar de novo e minhas costas vão estourar.

: )

Abraços e ótima semana a todos.

39 thoughts on “Nosso segundo hectare plantado

  1. Ólá, sou de Brasília e também estou plantando mogno no Norte de Minas. Acabamos de plantar 1 hectare sem irrigação também. Estamos com mudas para venda se alguém tiver interesse, as mudas estão em excelente estado, muito sadias mesmo. Possuo mudas na fazenda (Norte de Minas) e em Brasília também, caso alguém tenha interesse. Antes do plantio aprendí muito com os artigos postados aqui, foi de grande valia as informações e com o confronto de outras fontes, o conhecimento vai se aprimorando. Bem, é isso, gostaria de parabenizar pelo trabalho e logo logo posso mandar fotos de nosso viveiro na fazendo e do nosso plantio. Grande abraço.

    Contato: ANDRÉ VASSOLER (61) 9104 8858
    ANDREVASSOLER@IG.COM.BR

  2. Parabens pelo novo plantio ao grupo, estou verdadeiramente feliz com a evolução do projeto.
    Eu tenho 15 anos, e estudo bastante sobre mogno, inclusive tenho um blog e um email, alem de vender mudas junto com meu padrinho.
    Eu planto num sítio na beira de uma represa enorme, que fica mais facil de irrigar, direto da represa, só que so planto mogno brasileiro, planto 100 mudas por ano, porque lá nao e muito grande, e quando chegar no final de 10 anos irei cortar a primeira leva e plantar denovo, tudo irrigado no gotejamento…
    tenho otimas fotos do preparamento so solo, mudas e tudo mais, se precisar estou aqui!
    abraços, João Gabriel, 34 99714210 ou mognobrasileiro@hotmail.com

  3. estava pensando, se a broca so bota ovinhos nas folhas novas, porque não podemos elaborar alguma liga nao toxica permanente para colocar no local onde nascem as folhas novas, será que funciona?!
    estava pensando em alguma coisa tipo goma de mascar, será que da certo!?
    abraços, mogno brasileiro
    mognobrasileiro@hotmail.com ou 34 99714210

  4. Pessoal…esse final de semana fui andar no meu reflorestamento e tive uma agravel surpresa, achei uma castanha de sementes, fiquei muito feliz, pensei que ainda demoraria um ou dois anos para começar a florescer e dar sementes, como já disse anteriormente, meu reflorestamento irá completar 11 anos em julho deste ano. Logo logo vou ter sememtes para vender e começar a colher os primeiros frutos (lucros) com meu reflorestamento. Preciso lembrar de levar a maquina para tirar umas fotos atuais do reflorestamento, estou devendo pra vocês. eu tenho aqui no meu PC apenas umas fotos de uns 4 anos atras…como faço para posta-las aqui?
    Um grande abraço a todos os amigos

  5. Olá,
    em estudo de viabilidade sobre a plantação de mogno (entre outras espécies) e estou com algumas dúvidas.

    1) Quanto tempo o mogno demora para produzir sementes?

    2) Generalizando, quantos m³ uma planta entre 12 e 15 anos produz?

  6. Boa noite! Estou querendo plantar mogno africano, você pode me fornecer uma planilha de custo por hectare plantado?

    Abraços!

    Sergio.

  7. Olá, Carlos Eduardo.

    1) Me parece que o mogno brasileiro demora uns 10 anos para produzir as primeiras sementes. Isso varia também conforme as condições de plantio, região, etc.

    2) Exatamente sobre essa idade, é necessário pesquisar a respeito, Carlos. Mas li o seguinte: “No cultivo em consórcio, o mogno cresce, em média, de 2 a 3 metros por ano e pode produzir cerca de 3 metros cúbicos de madeira serrada aos 25 anos de idade, segundo o Ibama.”

    Abraço e continue conosco!

  8. olá a todos novamente. estou aqui hoje para fazer parceria com qualquer pessoa que deseje plantar mogno brasileiro ou qualquer outra espécie de árvore para madeira como neem indiano, teka, guanandi e várias outras. quem estiver querendo plantar me ligue, eu ofereço as mudas e a pessoa planta em sua propriedade, quando estiver em ponto de corte, o proprietário vende a madeira e eu fico com uma porcentagem do lucro á combinar, me liguem, meu celular é 34 99714210

  9. Olá, amigos,

    Escrevo de S. Paulo, de onde acompanho este belo trabalho de vcs.
    A atitude de partilhar informações, possibilitando que outros se beneficiem de sua experiência mostra a generosidade de vcs.
    Parabéns!
    Peço informar em quanto vcs orçam o custo de plantio de 1 hectare, com todos os insumos, pois tenho interesse em plantar.
    Vcs acreditam que a região do Vale do Ribeira, onde chove muito e se planta muita banana, seja adequada ao mogno, pergunto.
    Agradeço a atenção.
    Um abraço,
    Orlando

  10. Olá, gostaria de parabenizar pela iniciativa!
    Estou querendo plantar em aprox. 1ha, em Santana de Pirapama, bem próximo a sua plantação. Estou pensando em comprar as mudas, vc já as tem prontas?

    Grande abraço!

  11. Guilherme, Parabens pelo novo plantio de Mogno e Cedro, estou muito feliz com o desenvolvimento do seu projeto, sucesso !!

    E aproveitando o comentario, Sr ALEX PREVIDELLI, o seu Blog que vc postou o endereço acima:

    TERRASDELARA.BLOGSPOT.COM

    não esta ativo, ele foi tirado do ar?

  12. olá pessoal, eu moro no amapá e plantei esse ano 2.000 mudas de moh]gno teca e paricá, maiis eesse ano o sol ta muito quente e eu sou novo nisso, não tenho muita esperiência, eu gostaria de saber como faz um sistema de gotejamento para molhar as mudas e quanto litros de aguá por dia???

    alguém pode me ajudar???

  13. Guilherme, conforme eu postei no outro tópico, acho que seu problema de posicionamento dos gotejadores seria resolvido se você colocar aqueles microtubos saindo da linha principal até a cova… Assim, a linha pode se mover livremente, e os gotejadores ficarão no lugar sempre…
    A minha dúvida é sobre o seu sistema de fertirrigação. Como é, qual produto vc usa?

  14. Olá, Orlando.

    Obrigado pelos elogios.

    Companheiro, o mogno brasileiro é da Amazônia e lá chove constantemente. O terreno não se encharcando demais (argiloso em excesso) nem sendo arenoso demais, o mogno brasileiro agradece. Estou dizendo isso baseado em textos que li na internet e acredito ser verdade. No nosso plantio, onde a terra não apresenta essas cararacterísticas (nem 8 nem 80) o desenvolvimento está normal e bem bacana.

    O custo por hectare eu não consigo te dizer precisamente agora. No início, confira os registros aí no blog (primeiros artigos) relatando nossos gastos. Mas por agora, tivemos uma série de outros gastos que não computei até hoje para ver quanto está dando a conta. Você tendo o terreno, ele sendo produtivo e quem te oriente no plantio: plante! Claro, dinheiro para tocar o negócio. Posso te afirmar que não passamos de uns R$ 10.000,00 até hoje para esse hectare (isso talvez porque as horas de técnicos nós não precisamos contabilizar já que meus irmãos são da área).

    Vale a pena. Se estiver na dúvida, faça como nós aqui: perca um ano com um plantio “piloto” e veja se desenvolve bem. Você tem água sempre, talvez nem precisará irrigar!

    Abração e sucesso! Espero ter ajudado.
    Continue conosco!

  15. Olá, Jefferson.

    Haaa, sei que microtubulos são esses que está falando…. É! Seria uma boa mesmo.

    Quanto a fertilização, nosso sistema de irrigação tem um esquema em U, onde, por vácuo, pode se puxar um conteúdo de um balde, por exemplo, contendo o líquido que a gente quiser. Isso serve então para remédio de cupim, adubos liquidos, etc. Esse tubo em U fica logo após a saída da bomba que puxa a água do tanque. É bem bacana o esquema.

    Mas sugiro que coloque NPK nas plantas, e isso não vai bem no sistema de irrigação, pois pode entupir os aspersores e tubos.

    Espero ter ajudado.

    Abraço!

  16. Olá. PRECISO DE INFRMAÇÕES TÉCNICAS SOBRE MOGNO: ESPAÇAMENTO IDEAL ( 4, 5 OU 6 METROS; PRODUTIVIDADE MÉDIA EM METROS AOS 10 ANOS, 15 ANOS E 20 ANOS; PREÇO PAGOO POR METRO CÚBICO; NOME DE COMPRADORES EM MINAS GERAIS). OBRIGADO. EDUARDO.

  17. Sou cafeicultor e estou plantando mogno brasileiro em consórcio com café, com espaçamento de 10 x 5. Gostaria de saber até quando minha lavoura de café será produtiva, pois minha intenção é

  18. Sou cafeicultor no Leste de Minas e estou plantando mogno brasileiro em consórcio com café, com espaçamento de 10m x 5m. Preciso saber quantos anos ainda terei minha lavoura de café produtiva, pois minha intenção é que o mogno seja um plantio de aproveitamento da área utilizada pelo café, que exige trato cultural de custo elevado. Gostaria de mater contato com algum produtor com experiencia neste plantio para troca de informações. Grato, José Assis Costa.

  19. Olá, gostaria de saber se a região norte do estado de São Paulo, na divisa com o sul de Minas Gerais, as condições climáticas são favoráveis para o plantio do mogno?

  20. Ola, alguem teria uma planilha de custo?
    Ou algum livro que poderiam indicar sobre o assunto de plantacao de mogno?
    Um livro que te diga a verdade e nao as coisas que queremos ouvir?
    Uns falam por alto que o lucro por hectare e de
    175 mil dolares depois de 15 anos , mas inclui
    O impostos que tem que ser pagos ao governo depois da venda da madeira?
    Essas questoes de planilhas de custos sao tao importantes quanto as pragas que podem afetar a plantacao, o importante e vermos as coisas como elas sao, nao como a gente quer que elas sejam.
    Obrigado a todos

  21. Bom dia a todos!!!
    Moro em Montes Claros norte de Minas Gerais, meu Pai tem uma fazenda aqui perto, estou querendo plantar Mogno para fins comercial. Se alguem puder mi passar algumas dicas, como qual é o custo aproximado do plantio por hectare, qual a melhor especie, etc.. Ficarei muito crato!!!
    Obrigado!!!
    jairofacit@yahoo.com.br

  22. Ola tenho uma propiedade em Sete Barra vale do Ribeira penso em plantar Mogno Africano gostaria de saber se o região o clima é propicio o cultivo desta espécie obg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *