E o espaço que tem entre as mudas?

 

Esse final de semana (08/08/2009) eu e Gustavo vistoriamos o sistema de irrigação novamente (sempre que vamos a fazenda fazemos isso). Gabriel já havia feito há algumas semanas atrás e inclusive substituiu algumas mudas.

Gustavo também viu algumas mudas ruins e já substituimos. Isso tem acontencido principalmente com as de mogno brasileiro. Não por serem frágeis, mas pelo sistema de irrigação algumas vezes ficar um pouco fora do lugar e pingar uns 30 cm fora da planta justamente onde o mogno brasileiro foi plantado.

 


Como já dissemos, a mangueira do gotejo parece se mexer e acomodar a medida que o tempo vai passando (sol, pressão interna da água etc) e isso acaba tirando-as da posição correta… mas vamos corrigindo isso sempre até acertar. Isso não tem prejudicado boa parte não…só acontece com algumas mudas (principalmente as últimas que foram plantadas………)

Mas, nesse artigo, gostaria de falar sobre o que a gente poderia já pensar em plantar entre os corredores de mudas. A pergunta então é essa que está no título: “E o espaço que tem entre as mudas”, ou seja, e os corredores?

Como já mostrado anteriormente, é fácil perceber o espaço reservado entre os mudas. Já estávamos pensando em cultivar algo entre os corredores de mudas…mas o que seria? Até deixar o próprio capim crescer para gado poderia ser uma idéia (depois das árvores crescerem, claro!). Mas qual seria a mais viável?

Andando pelo plantio, veja só o que acho, junto a uma muda de guanandi:

Em um primeiro olhar vocês podem dizer: “meu filho, isso é mato…arranca isso porque está sufocando seu guanandi!” Mas que nada, sô. Tá crescendo aí é um pé de tomatinho do bão.

Então já veio a cabeça: por que não plantar desse tomate daqui um tempo? Ou deixar esse braquiária aí crescer para o gado? Ou as duas coisas ao mesmo tempo.

Eu e Gustavo ficamos discutindo a respeito das possibilidades e o que seria mercado consumidor interessante para vários tipos de plantios diferente no meio daquelas mudas de árvores grandes.

Bom…ao final ficamos com muitas idéias e os tomatinhos que viram aí foram surrupiados do pé e foram para nossos pratos no almoço.

Ha, para dizer que não mostrei uma muda em desenvolvimento, abaixo segue um pé de cedro australiano crescendo a todo vapor:

Bom…essa foi nossa prosa do final de semana… Apesar de muito caminho a trilhar ainda, já estamos pensando nesse espaço vazio existente entre os corredores de mudas. É importante sempre pensarmos na vialização do que temos com inteligência e respeitando a natureza. Ao final, todos saem no lucro.

Abraço a todos e boa semana!

21 thoughts on “E o espaço que tem entre as mudas?

  1. Olá camaradas!
    Como não tenho um forte centro consumidor próximo a fazenda, eu pensei em plantar feijão guandú nas entre-linhas. É um ótimo produtor de forragem para o gado, protege as mudas do vento e do sol além de ser uma leguminosa. Ou seja, fixa grandes quantidades de nitrogênio no solo.
    Tendo pra quem vender, boas opções são tomates, maracujas ou mamãos.

    []’s.

  2. Ola Gustavo, Foi muito bom ter encontrado seu site e obter informacoes sobre o plantio principalmente do mogno o qual mais me interesso.
    Gostaria de saber onde encontro mudas de mogno legalizadas e de bo qualidade.
    Ficaria muito agradecido se me respondesse.
    Obrigado
    Aguardo resposta

  3. Olá, Guilherme. Parabéns pela iniciativa deste grupo de discussão.
    Tenho uma Fazenda em Vazante-MG de 20 ha e quero separar 6 ha para plantar Mogno.
    Não tenho conhecimento profundo como você portanto solicito algumas informações caso possa me ajudar.
    1 – O que seria melhor plantar : Mogno Brasileiro ou Africano?
    2 – Li que para bloquear o ataque da broca do mogno uma opção seria fazer consórcio com outras espécies. Poderia me informar quais são as melhores para plantar com o Mogno?
    3 – Não tenho como preparar as mudas para plantio. Poderia me dar uma dica de como adquiri-las já prontas para plantio?
    4 – Estou pensando num projeto de irrigação por gotejamento similar ao seu porém por gravidade colocando uma caixa d´água metálica próximo a plantação. Qual a pressão necessária do seu sistema para que eu tenha uma noção de que tipo de caixa teria que implantar?

    Agradeço a colaboração

    Sucesso em seu projeto de plantio

  4. Olá, Heuser.

    1) O mogno africano tem o preço da semente beeem mais cara, mas é uma árvore exótica, não nativa, e por certo isso é mais claro à lei de que pode ser cortada. Mas isso influencia pouco, ao meu ver, pois com uma boa documentação da sua reserva legal particular, o mogno brasileiro estará apto ao corte com fins lucrativos sem problemas.

    2) Como opção ao consórcio, temos a forma com fizemos: cedro australiano. Claro que outras espécies também são interessantes, como guanandi ou o próprio eucalipto (para um retorno financeiro a médio prazo). O Neem é uma árvore indiana e é tida como um ótimo repelente a insetos, além de ter ótima madeira. Algumas pessoas também utilizam o consórcio com ela para poder tentar combater a praga do mogno brasileiro.

    3) Esse ano estamos produzindo mudas de mogno brasileiro, cedro australiano e guanandi por encomenda. Se interessar, podemos conversar. É possível também que você mesmo produza suas mudas. Acesse nossos primeiros comentários do blog e veja como realizamos esse plantio.

    4) Não sei exatamente o nível de pressão que está saindo na mangueira principal, aliás, ótima pergunta. Sei que esse projeto que fizemos está perfeito com relação ao gotejamento pois a bomba de 1 cv está fazendo bem o papel para todo o plantio das 625 mudas. Talvez o mais importante não seja saber certinho a pressão, mas sim ver se todas as mudas estão recebendo gotejo e em que quantidade. Baseado nisso, é possível se estimar um bom tempo para que a irrigação fique com a bomba ligada, pingando. Se tiver pingando muito, menos tempo. Se tiver pingando pouco, mais tempo para que irrigue direito.

    Espero ter ajudado e aguardo possível retorno.

    Abraço, obrigado, sucesso e continue conosco!

  5. Olá Heuser e Willy,

    Também estou plantando Mogno consorciado com Cedro Australiano, Cedro Brasileiro e Neen. Realmente a diversificação de espécies ajudam no combate à praga, principalmente Neen e Cedro Australiano.
    Sobre a pressão do gotejamento, vai depender do tipo de gotejador que vc vai usar. O que nós estamos utilizando necessita de uma pressão que varia de 1 a 7 psi, ou 10 a 70 mca. Outra coisa que deve ser levada em consideraçaõ é a pressão máxima que a mangueira “tripa” aguenta (a mangueira onde são colocados os gotejadores), no nosso caso 30 mca. Se o terreno possui desnível grande, deverão ser feitos cálculos, etc…
    Temos algumas mudas de Cedro Brasileiro que podemos vender caso interesse, porém as mesmas devem ser plantadas neste mes de setembro, com irrigação. (31 – 3856 1323 Cássio ou Tássilo)

  6. Vou realizar o plantio de 1 ha no início de novembro.
    Já fiz a análise do solo de minha terra.
    Poderiam me enviar os valores de referência adotados na cultura do mogno para eu saber que tipo de correção terei que fazer com base na análise do solo?

    Grato pelo apoio.

  7. Ola, Srs.
    Gostaria de ter algumas orientacoes sobre o espaciamento para se plantar o mogno e se voceis sabem de alguem que vendem as sementes do mogno brasileiro, pois a area que quero plantar e de 30 hectares, e comprar a muda fica quase inviavel devido o custo e o transporte.

    Muito grato

  8. ola gostaria de saber qual é a melhor especie de mogno,a que tem valor comercial mais alto para vender a madeira. qual o espassamento entre elas que deve ser deixado ,quanto custa cada muda. sera que se adapta no parana, morre com a geada,quanto tempo para o corte e quanto produz nesse tempo.
    vereador mazurana agradeco

  9. olá,sou de manhuaçu e gostaria de plantar mogno entre algumas linhas de cafe´, estou tendo dificuldades para descobrir sobre espaçamento ,plantio e onde adquirir mudas proximas a mim se puder me ajudar desde ja agradeço

  10. Gostaria de saber qual o melhor espaçamento para o mogno, tanto o brasileiro como o africano. Quais os valores comerciais do m3 hoje de cada especie. Mudas, onde comprar? (pois vou plantar agora em outubro. Já estou preparando o solo e a analise do solo fica pronta amanhã). Quero plantar 14 hectares – quanto custa por hectares a irrigação por gotejamento e quantos mililitros deve ser dado a cada árvore por dia ou em espaços de dias. Quanto tempo reduz o corte da arvore quando se implanta a irrigação.
    As mudas devem ser colocado MAP tambem?
    Mais algum detalhe que me chama a atenção é o problema de broca no mogno brasileiro. Isso é de facil controle? Quanto custa por arvore e ate que idade do mesmo deve-se combater a broca? Qual o melhor defensivo? E quando a árvore já estiver com mais de 3 m de altura?
    Por favor, se voces ainda estiverem no ar e puderem me dar uma luz seria ótimo.
    Obrigado
    Fabio

  11. Planto ´mógno bra.. ha 1 ano ,sao cerca de 350 árvores em ótimo estado. Tbem planto guanandi ,teca , cedro ,jacarandá e outras espécies que vem dando certo em sistema de irrigaçao natural. PRA saberem mais participe da comunidade guanandi guaiaca no
    http://www.peabirus.com.br.
    O convite é pra todos ….

    obrigado

    RODOLFO A.ANTUNES
    FLORESTAL BONANZA
    QUIRINOPOLIS–GO

  12. E aí pessoal, sou um “novo investidor” em mogno. Já estive por aqui no blog algumas vezes, e já até comentei. Mas agora pretendo ser mais frequente por aqui. Depois de cerca de 2 meses com mudas em solo, essa pergunta é uma das que mais me persegue.

    Embora eu queira dar um tempo a mais, pra não arriscar tirar forças das mudas agora, eu já penso em o que poderei plantar em consórcio. Já me falaram em melancia, Palmito pupunha, e outras coisas. Não vejo a hora.

  13. Amigo, boa noite. Tenho um pequeno sítio na cidade de conchas e gostaria de planta o Mogno Brasileiro em 3 há. Gostaria de ter maiores informações sobre manejo desta cultura. Entendo que temos uma distância de 4 m entre as plantas, porém gostaria das informações dos cuidados e tempo de corte.
    Vc tem alguma consultoria para este trabalho?
    Segue na sensores meu telefone em SÓ.

  14. Bom dia!
    Plantei 600 mudas de Mogno Africano Ivorensys,estão em média com 2 metros de altura mas irriguei na seca.Estou na Serra do Cipó, PH 4,65 muito ruim. Posso plantar o Feijão andu nas entre linhas? O que me sugerem?
    Obrigada

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>