Mudas 100% plantadas e irrigação funcionando perfeitamente

É … agora está tudo funcionando perfeitamente. O sistema de irrigação está ok e, desde a captação da água até o gotejamento, está tudo funcionando corretamente.




Todas as 625 mudas plantadas (cedro australiano, mogno brasileiro e guanandi) estão recebendo gotejamento, mas uma coisa percebemos: com o tempo as adutoras secundárias (onde ficam os gotejadores) vão dilatando e acomodando no terreno. Com isso, algumas delas tiraram os gotejadores da posição certinha das mudas. Tivemos que corrigir (esticar novamente) uma dessas adutoras, mas o resto está aceitável.

Mesmo que o gotejo saia um pouco do lugar, ainda é possível que a água cumpra seu papel e mantenha a muda irrigada… não precisa ser exaaaaatamente em cima da planta não. Prova disso é que o terreno está seco como um todo (pois não chove na região intensamente há algum tempo) e elas estão verdinhas, como mostra a foto abaixo, pois o gotejamento funciona bem:

Cedro Australiano - 1 mês de plantio no terreno

O terreno está bem seco, mas ao chegar perto das mudas é fácil vê-las molhadas e bem sadias, como mostra a imagem abaixo:

Terreno seco, mas as mudas estão ótimas!

Em breve será necessário fazer a aplicação de adubo/remédio no plantio. Quando isso acontecer, irei mostrar com detalhes o sistema de irrigação ajudando nessa tarefa, ao espalhar tudo pé a pé.

Assim que tiver novidades sobre o comportamento do plantio, posto aqui para vocês. Por favor, fiquem a vondade para perguntar. No que pudermos ajudar, estamos aí.

Abraço a todos e boa semana!

49 thoughts on “Mudas 100% plantadas e irrigação funcionando perfeitamente

  1. Prezados,

    Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo blog que sempre estou acompanhando.
    Também estou cultivando minhas mudas de mogno brasileiro e em breve estarei tranferindo para o campo. Gostaria de saber com qual idade(meses) que vocês plantaram as mudas.

  2. Olá, Marco.

    Obrigado! Bacana que esteja conosco e, principalmente, participando.

    Marco, plantamos 2 tipos diferentes, digamos assim, de mudas de mogno brasileiro: umas 180 unidades com mais de 10 meses (estavam grandes mesmo, em sacos de mudas grandes) e outras menores, em maior quantidade, por volta de 3 a 4 meses.

    O importante é saber que é preciso um período de adaptação com o sol direto (caso esteja agora em lugar agora sombreado ou com sombrite) e que a irrigação no início precisa ser bem acompanhada também, para que a planta não sinta tanto.

    Essas mudas de mogno brasileiro de 3 a 4 meses estavam com uns 30 cm em média e plantamos em tubetes. Plantamos também cedro australiano nesses tubetes.

    Qualquer outra dúvida, estamos aí!

    Abraço e continue conosco.

  3. pessoal, vai aí uma ideia para manter as mudas no campo com o menor estresse possivel(leia-se: umidade permanente, menor variação temperatura, solubilidade maior = a maior disponibilidade nutrientes). é o seguinte: garrafas pet de 1,5 ou 2,0 litros, enche de água e emborca a alguns centimetros da planta. o gargalo fica cheio de terra, e a água vai esvaindo lentamente(mais rapido se arenoso e menos se argiloso o solo. experimentem. o resultado é nítido. economia e produtividade.
    Att.

  4. Olá camaradas!
    Estou com minhas mudas de guanandi num ponto crítico. Plantei em saquinhos muito pequenos e as raízes começaram a ‘mamar’. Estão saindo e buscando nutrientes no chão!
    Vou passar pra cima de uma lona como um paleativo. Não tenho como implantar um esquema de irrigação para o campo. e pretendo plantar em outubro. Como vc fizeram suas mudas de guanandi? Tubetes ou sacos plasticos? E no campo usaram hidrogel?

    Aguardo!

  5. Olá, Carlos.

    Companheiro, seu problema é um pouco complicado. Se elas tiverem bem fixadas no terreno, pode comprometer mesmo algumas mudas ao tentar retirar. Tente retirá-las com jeito, para não haver grandes danos. Feito isso, mantenha por mais 2 ou 3 dias e veja se ainda estão bem, com saúde.

    A partir daí, plante-as, para que isso não continue acontecendo.

    Plantamos nossos guanandis em sacos de plástico grandes, por isso não aconteceu isso.

    Não estamos usando hidrogel. Veja o artigo anterior a esse e perceba como está sendo feita a irrigação. (http://www.mognobrasileiro.com.br/?p=81)

    Qualquer outra dúvida, estamos a disposição. Abraço e continue conosco!!

  6. Guilherme,como faco para marcar uma visita a sua fazenda? Quero ver em especial o seu sistema de irrigacao. Como informado anteriormente, temos plantados 2 ha e tenho agua de uma represa ao lado.

  7. Tenho um terreno de 10 hectares que é possível fazer irrigação, quero saber qual a melhor época e a idade ideal das mudas de mógno brasileiro para serem plantadas.E apartir de quantos anos as árvores estarão prontas para comercialização.

  8. Olá, Osório.

    O plantio pode ser feito período das chuvas, de dezembro a fevereiro, por exemplo.

    As mudas deverão estar adaptadas para o plantio. Pra isso é preciso que já tenham mais de 6 meses (uns 30 cm) de tamanho e já tenham passado por uma fase de adaptação no sol, diretamente, por um período do dia (umas 3 horas).

    Passar as mudas direito do viveiro para o solo, sem essa adaptação pode prejucá-las e talvez até vir a perdê-las.

    Dê uma conferida nos artigos que escrevemos anteriormente aqui no blog e veja como fizemos isso, ok?

    Qualquer dúvida nos avise e tentaremos te ajudar.

    Abraço e continue conosco. Boa sorte!

  9. Guilherme, boa noite.
    Parabens pela iniciativa desse blog. Venho ha uns 5 meses acompanhando as noticias e comentários e estou cada vez mais interessado na plantaçõa de mogno. Só que meu terreno é muito morrado e as partes planas ou são muito úmidas (várzea) ou fica no topo dos morros, sendo assim fica invíável. Estou procurando um terreno plano para entrar nesse ramo. Vi um magno com 9 anos de idade, dentro de um viveiro, ou seja, irrigado e adubado, mas ele está muito pequeno e pelo jeito não vai estar no ponto de corte com 12 anos. O que pode ter acontecido?

  10. Nivaldo, obrigado!

    Muito legal saber que estamos ajudando a todos. Valeu!

    Temos parte do nosso terreno lá na fazenda um pouco morrado também. Furamos uns buracos de 50 cm e plantamos eucalipto nessa parte (morro lá é bastante cascalhado!). Plantamos umas 700 mudas (de qualidade não muito boa), obtidas no IEF e sem qualquer irrigação artificial. Estamos com umas 350 mudas já relativamente grandes no morro. Acho isso um ótimo resultado frente ao baixo investimento que fizemos. Esse foi um teste para ser a viabilidade de se cultivar nesse morro tão cascalhado.

    Bom… com relação ao Mogno Brasileiro:
    Nossa, 9 anos dentro de um viveiro é praticamente uma prisão pras coitadas. É como você já disse: devem estar pequenas demais. A causa da má evolução por certo é a falta de espaço para o enraizamento ou deficiência de luz.

    Escrevi um artigo aqui no Blog onde mostrei um trabalho realizado no Rio de Janeiro por um grupo de pesquisadores, mostrando o comportamento do mogno brasileiro com a variação de ambientes no plantio (solo x luz x água)

    Acesse abaixo para ver o artigo:
    http://www.mognobrasileiro.com.br/?p=31

    Abraço e continue conosco!

  11. Ola!
    sou um pequeno silvicultor da regiao de Varginha-MG… tenho interesse em plantar um pouquinho de mogno, no entanto fiquei até muito feliz quando encontrei este site(me ajudou muito). gostaria de saber alguns detalhes como:
    – Qual o fungicida utilizado na preparacao das mudas(se ele é posto na terra ou banha-se as mudinhas);
    – qual o solo mais indicado para a formacao das mudas;
    – no inicio da germinacao qual o periodo de tempo que as mudinhas da sementeira devem ser transplantadas para os saquinhos e como realizar esse transplante;
    – essas condutas relativas ao mogno brasileiro tem muitas divergencias em relacao ao mogno africano?
    espero uma resposta e desde ja, muito obrigado pelos esclarecimentos lidos…

  12. Olá, Willian.

    Utilizamos como fungicida o sulfato de cobre, na adubação foliar (pulverizador).

    As mudas devem ser produzidas, inicialmente, em sementeiras ou tubetes. Para se passar de sementeiras para saquinhos, espere em torno de 30 dias após a germinação (uns 10 cm de altura). Retiramos as cascas das sementes para realizar o plantio.

    O solo não deve ser enxarcado nem seco demais, basicamente. A melhor coisa seria fazer uma avaliação do mesmo para se concluir isso.

    Não tenho conhecimento sobre o mogno africano, mas creio que não deva ter grande diferença não.

    Qualquer outra dúvida, estamos a disposição!
    Abraço e continue conosco.

  13. Ola,

    recebi recentemente a indicação desse blog e adorei. Eu também plantei algumas mudas, em parceria com meu primo Gilmar.

    Vou continuar acompanhando.

    Parabens pela iniciativa, do blog e das árvores.

    Renato Fernandes

  14. Olá

    Estamos começando uma pequena plantação de mogno e o sistema de gotejamento já está praticamente pronto. Diante disto gostaria de uma dica de quanto mais ou menos de água temos que gotejar por dia?? Estamos pensando em ligar o sistema na parte da manhã e no final da tarde. O que vocês acham?? As mudas já estão com mais ou menos 40 cm.

    Aulo

  15. Olá, Aulo.

    Legal demais, parabéns pelo plantio!

    Pela manhã parece mais interessante porque os canos estão mais frios (não sai água quente demais no gotejo) e a terra em si está mais fresca (não haverá tanta perda com evaporação).

    Deixamos nosso sistema ligado por 40 minutos para 625 mudas. Nosso tanque tem 20 mil litro d’água. Nesse período de seca estamos ligando dia sim, dia não. Estamos tendo ótimos resultados dessa forma.

    Boa sorte para você!

    Continue conosco aqui no Blog!
    Abraço!

  16. Oi Guilherme

    Valeu pela dica. Você tem idéia de mais ou menos quanto de água vcs gotejam em cada planta??
    Hoje estive lá e tive surpresas boas e desagradáveis. Adubamos a uma semana com o 8-28-16 e algumas mudas brotaram de forma surpreendente, deu gosto, porém, perdemos umas 5 por cupim. Diante disto vamos aplicar nitrosin.
    Nosso sistema é através de um motor que bombeia a água do rio e a pressão é muito boa apesar dos 500 metros.
    Como ainda estamos finalizando o gotejamento, mesmo com o caseiro aguando o resultado está impressionante.
    Realmente é muito bom sentirmos um resultado legal, porém temos que acostumar com as perdas.
    Na semana que vem finalizamos todo o sistema e posto novas notícias.

    Estarei por aqui.

    Abraço

  17. Prezado Guilherme,

    Parabéns pelo blog, pelo plantio…gostaria de algumas informações, senão vejamos:

    – no saquinho das mudas o que se mistura na terra? adubo? esterco?
    – no plantio das mudas na terra, vc utiliza algum cupinicida? algum abudo?
    – após o plantio, em quanto tempo vc utliza o abudo novamente e qual?

    Desde já agradecido e aguardando contato.

    Filipe de Caux

  18. Olá, Filipe.

    Obrigado pelos elogios e espero que continue acessando o Blog para obter informações.

    Com relação as dúvidas:

    No saquinho coloque uma mistura 1/2 de terra e 1/2 de esterco. Insira a semente a pouco mais de 1 cm da terra, na hora de plantar. Não precisa ser muito fundo, mas também não deixe-a ficar a mostra.

    Utilizamos formicidas pois verificamos que tinham algumas na área. Da mesma forma, analise sua situação e aplique sim, se necessário, para os cupins. Adubo NPK conforme correção do seu solo na sua região.

    Utilizamos NPK uns 3 meses depos do plantio.

    Confira os artigos postados anteriormente e veja como foi nosso processo passo-a-passo.

    Abraço e continue conosco!

  19. Guilherme,

    Obrigado pela resposta; este blog tem tudo para dar certo, muito bom mesmo; e espero que no futuro estejamos discutindo preço da madeira etc…valeu mesmo…

    Abços…

    Filipe de Caux – Nova Era/MG

  20. Parabenizo o amigo Guilherme pelo execelente plantio e pela humildade em interagir seu conhecimento!

    Diante de seu blog e informações estamos iniciando um plantiu de 1ha de mogno BRA em Garanhuns-PE, Agradecemos as informações e estamos sempre consultando!

    Um grande abraço e boa sorte!

  21. Ô Thiago, muito obrigado!

    Sou eu e meus 2 irmãos (esses sim sabem bastante sobre o assunto).

    Compartilhar informação e ajuda ao próximo é o mínimo que podemos fazer para todos nós sairmos no lucro (“lucro ambiental” ao ajudar na preservação das matas nativas, financeiro e consequentemente nossa felicidade).

    Abraço e continue conosco!

  22. parabens a vc gui. e todos q contribuem para o maior sucesso no plantio e manejo.qro participar tbm .irei iniciar uma plantaçao aq em goias goiania.se deus qser esse ano.abrçao.

  23. o guilherme.tudo bao amigo?!!e o junior novamente,sou formado em tecnologia em produçao de graos(curso generico de agronomia).no meio do ano entro para policia militar do distrito federal.nao qro viver apenas desse salario.atualmante morro em nova fatima a 30 km d gyn.aq meu pai tem uma area d 30 alqueres,sendo consigui uma area para mim plntar o mogno.sonho q tinha desde a faculdade.depois d ver seu blog,interessei muito.por isso to dando meus dados a vc.manda o seu email atraves desse meu.(geraldojunior_12@hotmail.com).abraçao.

  24. Olá, Junior.

    Manda ver aí no seu projeto, companheiro. No que achar interessante aí no Blog, dê uma lida e aproveite.

    Estamos aqui também aprendendo bastante, principalmente com os erros. Não temos muita terra, mas temos disposição em tentar e mostrar aqui a todos como caminhamos…é só isso.

    : )

    Abraço e manda ver aí!

  25. Já venho observando o blog há algum tempo e meu sogro e eu estamos pensando em plantar mogno também. Ele tem uma propriedade no Sul de Minas onde mexe com gado. Depois de lermos uma matéria que saiu em um jornal do Espírito Santo no final do ano passado, temos amadurecido a idéia e tenho me empenhado em “via internet” tentar ver a viabilidade do projeto. Primeiramente gostaria de saber em qual orgão (IEF, Supram, DDCF) consigo a autorização para poder iniciar o projeto? Sei que preciso já levar um projeto feito pelo engenheiro agrônomo mas qual orgão levar?

    Desde já agradeço a atenção e parabéns pelo sucesso das plantações.

  26. O meu plantio irrigado é diferente. A água desce da montanha em varios canais passando por mais de 1000 plantas,mógno,ipe,guanandi e jacarandá . O sistema é ótimo o único cuidado é
    mudar os canais e manter o nivel da água.
    RODOLFO
    FAZ.BONANZA
    QUIRINÓPOLIS-GO

  27. ola,gostaria de saber como comprar sementes de mogno Brasileiro?Tenho uma propiedade em santa ines ba , de criação de gado e gortaria de plantar o mogno brasileiro, pois’já tenho plantado ipes, cedro , cedro rosa,nem.
    aguardo resposta
    att
    laureano

  28. OLA BOM DIA,

    BELO TRABALHO ESTA FAZENDO COM O MOGNO, PARABENS

    VENHO PESQUISANDO SOBRE A VIABILIDADE DE PLANTAR EM UM TERRENO DE 1 HECTARE, E GOSTARIA DE SABER (SE POSSIVEL) QUAL O CUSTO MEDIO PARA INSTALAÇÃO DE IRRIGAÇÃO PARA 625 MUDAS.

    OBRIGADO.

  29. olá a todos novamente. estou aqui hoje para fazer parceria com qualquer pessoa que deseje plantar mogno brasileiro ou qualquer outra espécie de árvore para madeira como neem indiano, teka, guanandi e várias outras. quem estiver querendo plantar me ligue, eu ofereço as mudas e a pessoa planta em sua propriedade, quando estiver em ponto de corte, o proprietário vende a madeira e eu fico com uma porcentagem do lucro á combinar, me liguem, meu celular é 34 99714210

  30. Boa tarde Guilherme!

    Tenho um projeto para o fim do ano de plantio de 8000 mudas de mogno com sistema de irrigação por gostejamento. Gostaria de saber se acha que devo realizar o plantio já com a irrigação implantada?
    Você também utiliza fertirrigação? qual a diferença em termos de crescimento da planta com o irrigação?

    att

  31. Boa Noite Gulherme, as respostas já foram dadas anteriormente. Mas, se possível, gostaria de saber quanto de água cada muda está recebendo diariamente? Ou seja qual a vazão de cada gotejador (em litros por hora) e quanto tempo cada planta recebe água por dia?

    grato pela atenção

    Mauricio

  32. gostaria de saber quato tempo os gotejadores devem fucionar por dia, e quatas gotas por segundo
    mande porfavor seu telefone pra eu podertirar umas duvidas
    Daniel de montes claros mg

  33. Guilherme, boa tarde.
    Parabens pelo Blog e pela coragem de dividir experiencias,e conhecimento

    Estou interssado em estudar a irrigação do Mógno
    gostaria de saber qual a vazão e pressão de serviço de seus gotejadores?

    Obrigado

  34. Boa tarde!

    Primeiramente parabéns aos administradores pelo blog.

    Vamos lá. Iniciei um pequeno estudo a respeito do plantio de mogno. Muito grande são as expectativas a respeito do cultivo de mogno, evidenciado pelo número crescente de produtores. Li sobre inúmeros grandes e pequenos produtores. Porém faço o seguinte questionamento – pelo fato de não ter encontrado estudos sobre as perspectivas de absorção desta crescente produção no mercado mundial: Alguém tem uma idéia concreta e respeito de como venderá sua produção? Será que os números são estes mesmos espalhados pela net? Fiquei sabendo que o mogno era monopolizado há uma década atrás por um número restrito de produtores já bem inseridos no negócio. E os novos pequenos e médios produtores???

    Grato!

  35. Pingback: Situação em junho/2012 do primeiro plantio realizado (Guanandi, Cedro Australiano e Mogno Brasileiro) : Mogno Brasileiro

  36. Oi, eu gostaria de saber em que mes vcs fazem a coleta das sementes de cedro?
    Eu acho uma arvore muito linda e estou iniciando um projeto com o de vcs masá escala de plantio por enquanto é bem menor que a de vcs.
    Gostaria de manter contato para podermos trocar informaçoes sobre.
    Obrigada, um abraço e parabéns pelo sucesso das mudas e pela iniciativa de vcs. Sou do Rio Grande do Sul!
    Aguardo retorno!

  37. Bomdia, estou prcisando de 4 rolos de mangeuiras gotejamento de meia, para molhar pimenteira, gostaria de saber quanto custa o rolo de 2400 metors, aguardo resposta

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *