Temos em nossa fazenda algumas áreas onde poderíamos realizar o plantio. Aplicamos formicida nelas, conforme já informamos nos nossos artigos anteriores. Agora, iremos planejar o plantio na área próxima a nossa casa, ou seja, essa será nossa primeira área a ser plantada.
Tomamos essa decisão de plantar primeiro próximo a casa por ficar mais fácil para nosso empregado tomar conta e analisarmos os primeiros resultados. Além disso, a irrigação será constante pois temos captação de água por carneiras hidráulicas próximo ao local. Obtendo o sucesso em 1 ou 2 anos, partimos para o terreno maior, mais longe um pouco da casa e do nosso empregado.
Bom, a partir dessa idéia, iremos definir a estrutura. Nosso plantio envolverá consórcio de cedro australiano, mogno brasileiro e guanandi, como já informado algumas outras vezes nos nossos artigos.
Estamos com umas 1100 mudas de cedro australiano, 700 mudas de mogno brasileiro e 200 mudas de guanandi. Iremos plantar as três espécies e deixaremos um percentual de15% a 20% desses totais para reposição, caso algumas mudas plantadas morram (isso tende sempre a ocorrer).
Para melhor demonstrar a área do terreno utilizado, segue abaixo um esquema. Notem que a parte branca, onde estão as legendas, realmente corresponde a uma área onde não será plantado nada, ou seja, realmente existe esse “dente” na área. Apenas na parte verde será feito o plantio.
O trator será passado no terreno no máximo em 2 semanas (até final de março, segundo o que foi combinado com o dono do trator…vamos ver né…). Iremos precisar também de trator com pá carregadeira para furar o reservatório de água (não achamos uma retro-escavadeira para nos ajudar rapidamente, então será pá carregadeira).
Precisamos dos seguintes itens básicos para terminar então o plantio nessa área:
- Mudas prontas (ok!);
- Serviço de trator no terreno (pendente);
- Construção do tanque de água (pendente);
- Compra dos materiais de gotejamento (ok!);
- Efetuar o plantio das mudas (pendente).
As mudas de cedro australiano estão assim:
As mudas de mogno brasileiro estão assim:
Não tirei fotos das mudas de guanandi, esqueci!
: )
Tirei 2 fotos de perspectivas diferentes para entenderem o terreno claramente como ele é, olhem só:
Na foto 1, é possível entender onde ficará o reservatório de água onde o trator tipo pá carregadeira irá furar. É claro que para deixar o buraco em perfeito estado será necessária intervenção humana depois para acertar os lados do buraco. Mostro imagens do reservatório quando estiver pronto e explico direito sobre sua construção.
Para alimentar essa caixa d’água, próximo ao reservatório (foto 1) temos em nossa fazenda 2 carneiras hidráulicas, trabalhando constantemente, veja abaixo. São duas carneiras de tamanho 5.
Bom, espero que tenham entendido o esquema como um todo. Essa é uma visão geral do projeto quase finalizado. Assim que as pendências citadas acima forem sendo finalizadas, vou explicando detalhamente cada uma.
Espero que tenham gostado das fotos e esteja sendo bom para vocês pensarem nos seus projetos.
Abraço a todos e uma ótima semana.
Pingback: Terreno arado e gradiado: finalizando os detalhes antes do plantio : Mogno Brasileiro
Bom dia,
Gostaria de obter informações sobre estas carneiras, como funcionam? qual a altura, mais ou menos, que elas mandam a água?
Desde já agradecido e aguardando respostas.
Filipe de Caux
Boa noite, achei interessante e de utilidade publica o blog de vcs…
gostaria de saber como vc faz para injetar agua na adutora primária, uma vez que esta está ligada diretamente na bomba? eu estoupensando em um projeto semelante a este seu, só que eu vou puxar água de poço e armazená-la em uma caixa dágua alta e daí distribuir para as adutoras primárias para fazer o gotejamento será que funciona? e se deixar o gotejamento por tempo integrau, é inviável? já que vc falou que só irriga pela manhã ou tarde?
grato.
Dourival severo
Olá, Felipe.
Desculpe pela demora em respondê-lo.
Dê uma olhada nesse link que encontrei sobre carneiras hidráulicas:
http://blogdovicente.com/wp-content/uploads/2008/02/carneiro-hidraulico.pdf
Eu utilizo a convencional mesmo, mas achei essa idéia dele aí bem interessante.
São 2 carneiras de tamanho 5 que mandam água para um desnível de não mais que 2 metros, numa distância duns 100 metros. Acho que é isso.
Procure sobre carneiras hidráulicas no google.
Abração e sucesso!
Olá, Dourival.
A água vem de um córrego, bombiada inicialmente por carneiras hidráulicas que jogam para um tanque furado no chão. Desse tanque, uma bomba elétrica joga para a adutura principal e em seguida, secundárias.
Irrigamos no primeiro ano (no período de seca) de manhãzinha e a tardinha. Irrigar durante o período de muito sol faz com que a água caia quente demais. Atualmente (segundo ano), estamos irrigando bem, mas apenas 1 vez. Dependendo de como continuar esse período sem chuvas, voltamos para 2 vezes por dia nesse segundo ano.
A altura da caixa dágua é um dos fatores para determinar a pressão que você terá que precisar nas mangueiras. Você precisa de uma pressão X aí na sua mangueira. Calcule-a!
: )
A partir disso, veja se a caixa somente (alta) irá servir. Caso contrário, precisa de algo a mais para dar pressão, ou seja, talvez precise, como nós aqui, de uma bomba.
Espero ter ajudado!
Abraço e continue conosco!
BOA TARDE GUILHERME,
OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO, MAS COMO SOU LEIGO NO ASSUNTO VOU PERDIR MAIS, SE VOCÊ NÃO SE ENCOMODAR, É CLARO.
O MEU SÍTIO TEM UMA ÁREA DE PASTAGEM E OUTRA DE MATA NATIVA, SERÁ QUE EU ABRINDO CLAREIRA DENTRO DA MATA E PLANTANDO O MÓGNO HÁ CHANCE DELE CRESCER, SEM IRRIGAÇÃ (PLANTADO NO PERÍODO DA CHUVA)?
2- CASO ÓPTE PELA IRRIGAÇÃO, TEM QUE FAZER ATÉ A FASE ADULTA DA ÁRVORE, OU SÓ ENQUANTO ESTÁ SE ESTABELECENDO?
3- EU TINHA IMPRESSÃO DE QUE SE LIGASSE A ÁGUA DIRETO NAS ADUTORAS HAVERIA MUITA PRESSÃO NA LINHA, SE TORNANDO EM VEZ DE GOTEJAMENTO ESGUICHO?
4- GOSTARIA DE SABER SE AÍ EM MINAS A SEMENTE DO MOG BRASILEIRO ESTÁ MAIS EM CONTA DO QUE NO SUL, POIS LÁ O KG ESTÁ CUSTANDO R$350,00 MAIS CORREIO, CASO POR AÍ TENHA PREÇO MAIS EM CONTA, POR GENTILEZA ME AVISE COLOCANDO SITE OU TEL DO VENDEDOR.
BEM GUILHERME,
POR HOJE É SÓ. ACHO QUE JÁ ESTOU ABUSANDO DA SUA BOA VONTADE,RSRS
GRANDE ABRAÇO.
Pingback: Situação em junho/2012 do primeiro plantio realizado (Guanandi, Cedro Australiano e Mogno Brasileiro) : Mogno Brasileiro