Operação Mata Formigas

A partir de agora começaremos com uma nova série: Operação Mata Formigas.

Primeiro, focamos na produção das mudas em nosso viveiro. Conseguimos produzir, depois de errar e acertar, bastante mudas de mogno brasileiro, teca, guanandi e cedro australiano. Estamos com uma quantidade muito boa e estamos as mantendo com adubações constantes. Estão com ótima aparência e qualidade, reforçadas pelas chuvas que vem caindo ultimamente também.

Agora é hora de começar a pensar no preparo do terreno. E a fase I é matar formiga!

Estamos decidindo se utilizaremos formicidas a base de iscas, como o Mirex, por exemplo, ou algum outro feito como “calda”. (Esses links que sugeri da isca e da calda são meramente ilustrativos. Estamos esconhendo ainda qual usar, dentre as várias marcas existentes no mercado!)

Ambos atuam de forma diferente e têm resultados bastante satisfatórios.

Enquanto tomamos essa decisão e compramos os produtos para atacar as formigas cortadeiras (que já analisamos o terreno está cheio delas, com vários fomigueiros maiores que um carro!), esperamos também dicas dos nossos acompanhantes aí do Blog sobre como atuar melhor com esse grande problema.

Contamos com ajuda de todos com sugestões e em breve mostro nossas fotos atuando no terreno para matar as danadas!

Abraços e Feliz 2009 a todos!

15 thoughts on “Operação Mata Formigas

  1. Olá!

    Tudo Bem!

    Parabenizo a sua iniciativa em estar preservando o Mogno e evitar a sua extinção. Também realizo um trabalho de plantio de árvores nativas em minha propriedade, não apenas com espécies regionais mas também espécies da amazônia e do cerrado. Gostaria de saber como faço para adquirir sementes de mogno, de forma a obter algumas mudas. Desde já agradeço.

  2. Bom Dia…

    Estou plantando mogno guanandi e cedro australiano em minha propriedade. Mandei as mudas para o campo durante as aguás agora!

    Cometi diversos erros e estou lendo seu comentario sobre combate as formigas e estou vendo que está cometendo um erro que tambem cometi.

    Ai vai uma dica! Eu fiz o coroamento, as covas e adubei. Duarante esse perido que fechei as covas, aguardei 10 dias para colocar as mudas e nesses 10 dias tentei combater a formiga cortadeira atraves de mirex isca! Essa isca é fantastica. acha o formigueiro e joga ao lado do formigueiro, elas carregam no mesmo minuto! Mas o grande erro foi tentar matar a formiga no época aguas! No primeiro sereninho que da toda a isca estraga e nao vale mais nada! e parece que a cada chuva surgem novos buracos de formiga…então estou gastando caixas e mais caixas de mirex porque estou jogando ao pé de muda sim e muda não, muda sim muda não. Isso porque os buracos estao udadno muito e nao esta tendo tempo da trilha se formar! e a cada chuva perde toda a isca!

    Matar formiga é na época da SECA!

    Um grande abraço

    PS. Algumas mudas que plantei morreram e vou precisar fazer a troca. Tenho interesse em comprar algumas mudas. qual o seu preço?

  3. Li em um link abaixo que foram instruidos pelo IEF de só conseguir a liberação na época de corte. Tambem fui instruido pelo IEF local (Caratinga) que isso não seria necessário nesso momento, precisando da liberação apenas para a época do corte. Recomento que procure o IEF em BH, que vão alertar para fazer um projeto e protocolar junto ao IEF. IEF do interior está mal informado sobre o assunto e isso pode acarretar em problemas futuros. Um planta baixa simples resolve o problema. E até é preciso que façam já que vão irrigar o plantio. um topografo para tirar alguns ponto. algo bem simples. em uma regiao de 16 ha me cobraram R$450,00.

    abraços

  4. Minhas mudas estão quase na hora de serem plantadas tbm.

    Agora o primeiro passo é fazer as covas e adubar
    E também é nescesario combater a formiga cortadeira, no meu caso saúva

    me recomendaram um veneno q é bombeado la dentro do olho do formigueiro, vou testar, e aviso o resultado

    qto as iscas, me falaram q as formigas levam pra dentro, mas depois elas colocam pra fora, não sei se é a marca da isca

    abraços

  5. Olá,
    Tenho interesse em plantar mogno no cerrado de Minas(noroeste). Não possuo formação na área e sou completamente leiga no assunto. Antes de iniciar, pretendo fazer um estudo sobre a planta. Gostaria de indições de bibliografias e dicas úteis para iniciar os negócios.
    Desde já agradeço a atenção e aguardo retorno.
    Camila Couto
    Engenheira de Alimentos-UFV
    Mestrado-UFMG

  6. olá!
    boa tarde, sou do norte de minas gerais eu tenho interesse em plantar mogno E TENHO POUCA INFORMAÇÃO SOBRE A ÁRVORE, ENTÃO ESTOU ENVIADO ESTA MENSAGEN PARA VER SE VOCÊ PODE ME INDICAR ALGUMA bibliografia ou algumas dicas sobre (o tipo de solo adequado para o plantio , espaçamentos, tratos culturais, onde comercializar, onde adiquerir mudas ou sementes)
    desde já agradeço a atenção obrigado.

  7. Prezada Camila Couto e Leonardo,
    plantei agora nas chuvas, 1100 mudas de mogno brasileiro na serra capixaba e antecedendo o plantio, pesquisei e conseguí materiais muito interessantes sobre plantio de mogno. O mais interessante e completo é um livro em inglês “Sylvicultural Cultive of Mahogany” que tem realmente todas as informações e dados técnicos para começarmos a entender o assunto. Conseguí também uma apostila sobre como fazer mudas de mogno por estaqueamento. Tem também a tão falada e secreta (coisa nenhuma) fórmula do Colacid, que como verão por aí, é um dos mais bem sucedidos inseticidas para combater a broca do mógno e que todo mundo fica amarrando. O desenvolvimento do Colacid é creditado ao Prof. Dr. Orlando Shigueo Ohashi, um incansável pesquisador de cultivo de Mogno. Meu e-mail é dududealmeida@gmail.com.br

    Abraços

  8. Srs. Reflorestadores,

    O importante não é matar as fromigas mas sim proteger as mudas. Eu utilizo a cola Rogama para repelir morcego e pombos (R$14,00).
    Passo em volta da muda na parte de cima circulando o caule da muda.
    As formigas grudam na muda e não coseguem passar preservando o broto da muda. Posso mandar fotos.

    Luis Paulo

  9. Amigo tenho 1000 mudas de neem indiano que irei plantar dentre as mudas de 1250 de mogno brasileiro, sou tb principiante e gostaria de um apoio de trocas de informações. Será que poderei contar contigo, ai vai meus contatos.
    wjuniormg@yahoo.com.br
    03136894500 e ou 91975153.

    abração

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *