Jogando remédio no terreno para eliminar as formigas cortadeiras

Escolhemos o remédio e aplicamos em boa parte do terreno para matar as formigas cortadeiras. Elas são muitas, viu. Nu!

O remédio escolhido foi o Mirex e similares, ou seja, aqueles granulados que se joga a isca no olho dos formigueiros.

A coisa é incrível: os caras que desenvolveram esses remédios tiveram a capacidade de colocar essência de laranjeira neles, ou seja, as formigas muitas vezes largam o que estão carregando para poder pegar a isca! É coisa de maluco! Funciona mesmo!

Aplicamos o remédio num dia inteiro em que realmente não teve chuva, como já foi sugerido pelos nossos leitores! Com essa aplicação feita, agora é esperar para ver os resultados. Os formigueiros que jogamos são enormes. Colocamos quantidades grandes nos olhos deles.

É importante notar que não se pode jogar as iscas diretamente dentro dos olhos dos formigueiros, correndo assim risco das formigas retirarem o produto de dentro. Tem que colocar na frente do olho do formigueiro.

Identifiquem como olhos dos formigueiros as entradas as quais se percebe o maior tráfego de formigas. Nesses pontos coloquem uma quantidade generosa do produto. Façam o mesmo, proporcionalmente, para os olhos menores.

Se perceberem que existem vários formigueiros na região a ser tratada e vocês tiverem trabalhando com várias pessoas na distribuição do remédio, talvez seja interessante ir marcando os formigueiros que já se tratou, para que futuramente se perceba os resultados e saibamos que ali já foi tratado. No futuro, um formigueiro não marcado pode ser indício de um novo formigueiro não identificado ali até então, por exemplo.

Caso marquem os formigueiros com o plástico do remédio, por exemplo, é necessário ficar atento para esse ir para a pastagem (se for o caso) e animais comerem! Fixem bem o objeto de marcação para que não solte e não fique tão a mostra para animais de criação.

Marcar os formigueiros é apenas uma idéia para terrenos maiores. Nem sempre isso é necessário, claro.

Bom… agora é esperar para ver o resultado… Conto para vocês como ficou assim que voltar novamente no terreno.

Abraço a todos e uma ótima semana.

23 thoughts on “Jogando remédio no terreno para eliminar as formigas cortadeiras

  1. estou acompanhando desde o inicio do blog.
    Estou plantando mogno tbm, ja fiz alguns posts aki
    Creio que daqui 2 semanas ja estarei com o mogno plantado, cerca de 1000 mudas, estou torcendo muito por chuvas…
    sabe quando vai plantar as mudas?

    conforme vou apanhando digas vou dizendo aqui pode ser? 😉
    abraçoss e sucesso para o projeto!

  2. Estou pesquisando sobre o plantio do mogno brasileiro e guanandi, porém sou de Santa Catarina, aqui o verão é bem chuvoso, mas o inverno apesar de ser chuvoso é muito rigoroso (2ºC), será que vai dar certo?

    Parabéns pela iniciativa!
    vou acompanhar o Blog!

  3. Olá, Daniel.

    Creio que não terá problema com o plantio. Um ponto importante a ser verificar no seu terreno, creio eu, é se ele apresenta muito argiloso. Exagero nesse requisito pode retardar o crescimento ou até inviabilizar.

    Mas mesmo assim, ambas espécies se adaptam bem ao seu clima aí. Por certo, a região do sudeste e estados acima vem a ter uma taxa de crescimento das plantas mais elevada, ainda mais se o plantio for irrigado.

    Você não terá problema no seu plantio! Manda ver!

    : )

    Abraço e continue conosco!

  4. Guilherme, tenho interesse na compra de umas 100 mudas pra replantar nas que morreram. Como faço contato? meu telefone é 31-87913151 – Se puder me ligar agradeço. Obrigado!

  5. Caro Guilherme,

    Ja fiz a abertura das covas de mogno, e estou fazendo a adubação no momento, acredito q semana que vem começo a plantar.

    Tirei algumas fotos, se tiver interesse em ver depois.

    Andei lendo na internet, sobre o corte do mogno, você sabe me dizer se o corte e venda do mogno q foi plantado é ilegal?

    Atenciosamente, Alexandre

  6. tenho 40000 metros quadrados de área para o plantio de mogno e gostaria de obter mais informações sobre o manejo e custo da PLANTAÇÃO.MEU TERRENO FICA NO SUL DE MINAS, SERIA BOM PARA PLANTAR? GOSTARIA DE SABER SOBRE A IRRIGAÇÃO, PIS TENHO BASTANTE AGUA. PARABENS PELO BLOG. DESDE JÁ AGRADEÇO.

  7. Olá, Sérgio.

    Em princípio, não parece haver problema no plantio do mogno brasileiro no seu terreno não, mas seria interessante fazer uma análise do solo para ter certeza de que é possível.

    Havendo água por perto pode deixar o plantio ainda melhor, principalmente na hora de se fazer as mudas ou na hora do plantio, caso queira fazer gotejamento. A irrigação por gotejamento precisa de um estudo mais detalhado sobre sua área/clima, etc…

    Seu terreno não sendo encharcado, arenoso ou pedregulhado, o plantio tem grande chance de ser viável.

    No sul de minas, as terras costumam ser boas. Acho que terá sucesso!

    Abraço e obrigado por ter escrito. Continue conosco!

  8. Oi tudo bem?gostaria de saber se o plantio de guanandi no Parana vai bem ou preciso de comprar terras em outras areas..por favor se souber me responda ..muito obrigada..

  9. Pessoal,

    Estou muito interessado em plantar mogno, teca ou guanandi. Estou acompanhando este assunto algum tempo e estou muito empolgado para começar.

    Gostaria de saber qual delas devo plantar levando em considereação o risco (manuseio/pragas), retorno financeiro, facilidade de comercialização e custo de implantação de uma plantação de 5 hectrares.

    Tenho duas áreas com possiblidades:
    Uma em Curvelo e outra em Pitangui. Qual seria a mais apropriada levando em considereção a localização geográfica?

    Outro detalhe quando eu começo a ter retorno com a plantação quanto tempo faço o corte final?

    Qual a produtividade média de m3 por hectrare e quanto que vale o mesmo para venda?

    Gostaria de fazer uma visita em uma propriedade para ver de perto como as coisas funcionam. Moro em BH e se for feito um convite para uma visita irei com certeza.

    Adorei ter encontrado este espaço e pelo que vi todos estão compartilhando as suas experiências em prol de todos.

    Obrigado a todos.

  10. Olá Audete.

    Pelo que sei do Guanandi, ele não deve ser plantando em terrenos extremamente secos, com períodos sem chuvas muito grande.

    Existe uma referência bibliográfica que diz:

    “O guanandi é uma espécie pertencente ao grupo sucessional secundária/intermediária tardia (Durigan & Nogueira, 1990), porém ocorrem guanandizais quase puros, em condições pioneiras, no litoral paranaense” (Carvalho, 1996).

    Sugiro que dê uma lida no link abaixo para melhor se informar: http://www.sementescaicara.com.br/Sementes/sguanandi.pdf

    Continue conosco!

    Abraço e sucesso!

  11. Olá, Cesar.

    Bem, com relação a pragas, o Mogno Brasileiro por certo é o que mais tente a ser atacado. Por favor, dê uma lida nesse artigo já escrito no site para entender melhor do que se trata: http://www.mognobrasileiro.com.br/?p=11

    O Mogno Brasileiro por certo também é a madeira mais cara. Já vi sites citando valores de até R$ 5.000,00 o metro cúbico. Creio que isso seja demais, mas por volta de R$ 2.500,00 acredito, talvez.

    Suas áreas de plantio, dadas as regiões, não parecem ter problemas. É necessário ter em vista um planejamento de irrigação e reconhecimento da qualidade do solo, através de análise técnica. Isso você tem que checar! Procure a Embrapa ou agrônomo/técnico agrícola para melhor lhe informar.

    Quanto a produtividade por Hectare, é necessário saber qual será o espaçamento entre as árvores. Dada essa quantidade de árvores na área, você calcula o total.

    Estamos terminando a eliminação das formigas e cupins na nossa área e em seguida iremos passar o trator para limpar e perfurar os buracos. Assim que estiver plantadas, podemos marcar sim de ver! Seria um prazer!

    A partir do meio desse ano, iniciaremos o plantio de mudas por encomenda, caso tenha necessidade. O preço é a combinar.

    Que bom que gostou do nosso Blog! Continue conosco e obrigado!

    Abraço e sucesso!

  12. Guilherme,

    Qual o espaçamento mais recomendado ou mais utilizado e quantas árvores vão dar por hectare?

    Com este espaçamento qual o custo médio de implantação por hectare?

    É feito algum desbaste? Se sim de quanto tempo?

    E qual o retorno médio por hectrare?

    Obrigado mais uma vez e quando eu puder visitar a sua plantação avise-me.

    Abs.

  13. Ola amigo! Sou de Brasilia tenho 25 hectares para o plantio do mogno. Queria saber sobre varias questões como: mudas, qual o tamanho ideal para planta-las, distancia entre elas, adubo utilizado, valor no mercado, legalização da madeira para a venda e quanto tempo aproximado para o corte. Caso tenha algum livro que você possa informar agradeço.Um grande Abraço.

  14. Olá, Cesar.

    Estamos com a idéia de plantar com espaçamento de 3 x 3 lá no nosso terreno, em uma área um pouco maior que 1 ha. Mas, levando em consideração 1 ha, isso daria algo um pouco maior que 1000 árvores.

    Não obtive retorno preciso com o plantio ainda, então, o que sei ainda é expeculação. Como disse anteriormente, o preço do mogno brasileiro varia. Uma árvore em torno de 18 anos tem aí seus 3m cúbicos de madeira. Basta fazer essa conta.

    O que se tem que ter em mente é que é um investimento promissor. Números??? Só serão precisos no momento do corte. Até lá, muita “água passará por debaixo da ponte” em se tratando de conjuntura mundial (economia, leis, clima, etc)…

    Mas que o plantio tende a ser muito promissor $$ falando, mesmo a longo prazo, isso todos nós acreditamos!!!

    : )

    Meus irmãos, Gabriel e Gustavo, são agronômo e biólogo, respectivamente, e estão montando propostas de projetos de reflorestamento, baseadas nas experiências que estamos adquirindo. Caso tenha ache interessante, me avise e te passo o contato deles para te montar uma proposta.

    Abraço e continue conosco!

  15. Boa Tarde, sou da Região oeste de SC aonde dá várias geadas durante o ano (umas 5) e o inverno é um tanto rigoroso e muito chuvoso, numa situação assim o Guanandi sobrevive? Tem conhecimento de algum caso parecido?

  16. Olá, Vera.

    Temos Guanandi nativo, próximo a áreas de nascentes em nosso terreno, ou seja, onde é tudo relativamente úmido e algumas vezes até enxarcado.

    Particularmente acho que na sua região teria muita água para as plantas, o que poderia prejudicar um pouco, mas isso merece uma melhor análise.

    Caso eu encontre algo sobre isso em algum trabalho publicado ou com alguém que saiba sobre, reporto a você ok?

    Continue conosco aqui no Blog!
    Abraço!

  17. olá
    sou do meio oeste de santa catarina, gostaria de saber se no caso, do plantio do guanandi for no começo da primavera que ja não dá mas geadas na região, ele aguentaria o inverno do ano seguinte? jah com quase um ano de vida, e um pouco mas forte para o inverno, pq não me preocupo com as chuvas e etc.. pois a região aqui não apresenta grande quantidade de agua para esse tipo de planta.
    agradeço a atenção
    obrigado

  18. Olá, Fernando.

    Tenho pouca informações sobre o mogno africano, desculpe, mas creio que não terá problema na sua região.

    Um cara que converso as vezes sobre mudas de cedro australiano é o Anderson, do Viveiro Eggert, no estado do Espírito Santo. Eles vendem mudas de mogno africano a 3,00 a unidade, se não me engano: http://www.viveiroeggert.com.br/VerMuda.aspx?no=15

    Ele tem MSN e pode te dar umas dicas online.

    Abraço e sucesso!

  19. Olá ANDRÉ.

    Companheiro, pergunta braba essa aí. Guanandi é uma espécie brasileira, mas em baixas temperaturas assim não sei te informar como vai acontecer.

    Sugiro que procure biólogos que mexem especificamente com plantas, talvez, e agrônomos da sua região para matar essa charada.

    Sucesso!
    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *